-
Envie para um amigo
Imprimir matéria- Fonte: A+ A- Normal
- Socialize:


-
Inserir Comentário 
Avaliação: 4.25 (24 votos)
Como lidar se vocês têm religiões diferentes
Você é judia. Ele católico. Você é espírita. Ela é crente. Você é budista. Ele é ateu.

Antigamente era proibido e muito mal visto pessoas de crenças diferentes se casarem. Com o tempo, a tradição de perpetuar a religião através do casamento foi diminuindo, porém ainda hoje, algumas famílias não aceitam muito bem a escolha de seus filhos.
Quando se têm familiares e amigos contra o casamento, muito stress é gerado e só dificulta vida de duas pessoas que se amam e que estão aprendendo uma nova vida juntos. Além disso, o próprio casal já tem muitos pontos de diferenças que precisarão trabalhar e resolver juntos.
Se apenas uma pessoa é praticante de alguma religião é mais fácil: o outro se converte e decidem juntos qual religião será à base dos filhos. Porém, quando os dois são praticantes começa o primeiro problema: quem vai se converter? Mesmo que entrem em um acordo, se a família se opõe ou não dá o suporte necessário, pode resultar em muitos sentimentos dolorosos como culpa, rejeição e dor.
Decidiu se casar com alguém de outra religião? Agora vocês terão que definir qual será o tipo de cerimônia escolhida, quais serão os votos e quem presidirá a cerimônia. Não é fácil, ainda mais se as duas famílias forem religiosas. Você ouvira críticas o tempo todo. Eles precisarão estar preparados para lidar com esses obstáculos de uma maneira de honre os valores de cada um dos noivos.
A tradição e costume de cada religião incluem simbologias, comidas, feriados, celebrações muito específicas. Pode ser muito desconfortante estar com uma família que professa outra fé, e você não sabe o que esperam de você. Pessoas nessa situação podem se sentir em território estrangeiro e até mesmo ofender alguém por falta de conhecimento.
É essencial que o casal converse a respeito das tradições e costumes próprios da sua religião. Imagine a morte de alguém na família. Cada tradição lida com a morte de uma maneira muito particular, e nesse caso é muito importante entender como você deve suportar o(a) seu(sua) parceiro(a) num caso desses.
No dia de celebrações festivas de cada religião, convidar os familiares do(a) seu(sua) parceiro(a) será um desafio. Ao mesmo tempo em que o casal vai querer uma comemoração pacífica, eles também querem que suas respectivas famílias se sintam bem. Se você se enquadra nesse perfil de pessoa, saiba que é normal ter um tempo para acertar e entender as tradições do outro.
Outro ponto muito importante é a conversa sobre como vão educar os filhos. Cada religião possui formas específicas de lidar com o nascimento de uma criança e o casal precisa estar alinhado a isso. Não pode esperar a criança nascer para definir o que será feito. É importante também deixar os parentes avisados sobre a decisão de vocês. Muitos casais, hoje em dia, ensinam as duas religiões e deixam à criança escolher qual seguir quando tiver maturidade para isso.
A base de um relacionamento saudável nesse caso é a conversa, aberta, franca e madura. Se existem valores que são muito importantes para você, não passe por cima. Discutam e entendam juntos que caminho seguir.
Mas lembrem-se, no fundo toda religião fala de amor e de uma maneira para buscar o equilíbrio e a fé. Portanto, não faça disso um obstáculo para um casamento de sucesso e para uma vida com o amor da sua vida!
112 Comentários até o momento
Marta em quinta, 22/07/10 17:54
Você quer gravar toda conversa do msn de seus funcionarios, amigos, filhos, esposa, marido, etc? instale já o MSN SPYMASTER no pc da pessoa e já era. Ele envia todos os relatórios para seu e-mail.Quer saber o que fazem no computador na sua ausencia? Instale já o Spyvisor.
Ele grava todas as teclas digitadas no computador e envia para seu e-mail. Inf.: supsoft@hotmail.com
Pauliane em terça, 20/07/10 13:52
Para Laura.
Tinha a mesma dúvida que você e pesquisei a respeito. O catecismo da igreja católica diz: 1635 – Conforme o direito em vigor na Igreja Latina, um casamento misto exige, para sua liceidade, a permissão expressa da autoridade eclesiástica. Em caso de disparidade de culto, requer-se uma dispensa expressa do impedimento para a validade do casamento. Esta permissão ou esta dispensa supõem que as duas partes conheçam e não excluam os fins e as propriedades essenciais do casamento, como também as obrigações contraídas pela parte católica no que diz respeito ao Batismo e à educação dos filhos na Igreja católica.
Ou seja, Laura: vocês podem se casar sendo de religiões diferentes mas, a parte católica deve prometer educar os filhos na doutrina católica. O complicado da questão é que nem sempre a parte evangélica aceita este acordo e continuamos na mesma.
Regis Olivetti em terça, 13/07/10 22:21
Sinto muito Laura, o crente é destituído da igreja caso ele insista em casar com um não crente. Eles acham que Deus não sabe nada ante a decisão de unir os enamorados pelo amor do espirito-acham que tudo é carnal, tesão, vontade sexual.
Regis Olivetti em terça, 22/06/10 22:50
Entenda-se a dualidade namoro-casamento já que "cerimônia" do casamento é apenas uma formalidade humana, sacra de comunidades eclesiásticas, não sendo, portanto o verdadeiro casamento na promessa e vontade justa do Espírito Santo, essa sim instituída por Cristo, o qual é estabelecido e justificado no espírito de cada cônjuge e por Deus, não importando ai se é uma relação de namoro, pode ser ainda em pré-fase de amizade. O casamento eclesial da formalidade humana, nada tem a ver com as verdades e doces leis da justiça espiritual do Pai, derramadas com amor sobre o casal de enamorados.
As Leis Divinas assim chamadas Crísticas, porque foram reveladas e principalmente autenticadas pelo Cristo Jesus enviado e justificado na Cruz pelo bem de nossa Graça Salvadora e justificação, foram criadas antes do Universo (matéria) e na verdade são Leis Espirituais para o homem, que após as compreender sua justeza, prova que é doce, terna, amorosa e libertadora, criadas pelo Deus-verbo, as quais recaem sobre todos os homens, sejam eles Cristãos ou de quaisquer outras denominações religiosas. Chamamo-nos de Cristãos, simplesmente porque seguimo-lo, mas as suas boas novas ou Leis amorosas, estão disponíveis para todos, inclusive recaindo sobre todos que as buscam, como brisa da noite, primeiro inundando o coração, permitindo aperfeiçoa-las pela leitura reflexiva e sincera proposta pelo Evangelho não imposto, pois se assim fosse não seria o Evangelho do amor e sim o Evangelho da dor, opressivo, imposto com rigor de fora para dentro como uma simples Lei humana escrita, enquanto que as Leis Bíblicas e, melhor ainda, as de Deus devem ser intuídas de dentro para fora, praticada com justiça e amor do coração já Cristificado.
Aos Cristãos a Lei de Deus verdadeira e Cristica, cai como uma brisa reveladora para todas os justos de coração, e não importa aí, qual diferente denominação que tipifica a "igreja do homem" que freqüentem, já que a igreja verdadeira e universal, a de Deus é indivisível e inominável e, portanto, não deve haver jugo entre seus irmãos em Cristo que verdadeiramente o guardam em seus corações, sem Lei imposta de fora para dentro que nada mais faz do que aparta-los sob o jugo do preconceito, lembrando sempre no que falou o Mestre em seu Sermão da Montanha.
O poder do amor de Cristo se instala pelo coração e não pela frieza da legalidade das Leis impostas de fora para dentro, ainda que aprisionadora para os ímpios e facilmente discernível e libertadora para os justos, portanto, não se pode falar de jugo desigual perante os olhos de Deus, visto que se observou neste caso que, a opressão ou jugo passa a operar sem piedade sobre o cônjuge mais inocente que de inicio pensava-se estar sobre a proteção da própria Lei de jugo, erroneamente interpretada e aplicada à pobrezinha(o) pelos inimigos poderosos de mesma denominação, imposta sem discernimento, concluindo-se na verdade que houve um jugo de separação entre os iguais que foram aproximados pela vontade de Deus, como que por mágica, em sua infinita sabedoria não limitada por denominações verbais de Igrejas Humanas.
O jugo mais pesado acabou ficando para a mulher(crente) que induzida ao erro pelos poderosos inimigos de mesma denominação, cometeu ativamente o vilipêndio contra o próprio corpo, repudiado pela sua alma que recusando o tal jugo agora injusto, far-lhe-á sofrer insuportavelmente, mesmo que não entendendo tais relações das Leis Divinas que ocorrem a sua volta e em seu íntimo.
Quanto ao homem(dito descrente-pode ser o inverso) sob o jugo injusto da dor separadora, por ser o elemento passivo do pecado, que inicialmente era o opressor, sem nada poder agir para mudar a situação, apesar de ter desesperadamente tentado, pois já sentia a verdade em seu espírito, passou agora a ser o vitorioso justificado e não vingado pela Graça Salvadora de Deus e que agora, devido a essa milagrosa Graça Redentora e fascinante, digna dos maiores contos bíblicos, pôde finalmente, após tantos anos de sofrimento interminável e destruidor, resgatar a sua amada(o) que agora poderá redimir-se do pecado contra o Espírito Santo, imposto pelos inimigos de mesma denominação, salvando-a(o) definitivamente para Deus, sendo a dolorosa e longa missão de tantos anos desse homem(mulher) agora totalmente destruído e sem fôlego, mas rejubilado, finalmente realizada após ajuda milagrosa e infinita de Deus que como mágica e ao seu lado desfez infinitos nós, iniciados pelos inimigos de mesma denominação. Que venham maiores Graças. Amém.
Laura em domingo, 20/06/10 19:28
Olá, por favor.. preciso saber como foi o casamento de alguém que é católica mas que se casou com um evangélico sem que os dois precisem se converter
Regis Olivetti em terça, 01/06/10 20:36
Cristina
Você matou a pau.
Veja meu post anterior.
Quase que começei com os comentários deste blog maravilhoso.
D. Francielli em segunda, 24/05/10 18:00
Olá, eu sou católica praticante e meu namorado é da adventista praticante tbém. Nós nos conhecemos a 5 anos, no começo eramos amigos, ele desde que nos conhecemos ja gostava de mim, e ja tinha se declarado, mas nunca quis me envolver com ele por achar que nunca daria certo, pois somos de religioes diferentes, e assim se foi ate este ano, eu namorei outros rapazes e ele outras meninas, mas nunca perdemos o contato, sempre contando nossas tristezas e alegrias um pro outro, como todo amigo faz! Então ja tinha mais de 7 meses que eu estava separada do meu ex, e ele ja tinha um tempo que estava sozinho tbém, a gente vinha conversando muito, nossos amigos brincando com a gente, falando que nós estavamos de rolo e tals, mas não tinhamos nada ate o momento, em fevereiro depois do carnaval, aconteceu que a gente deu nosso 1° beijo, foi algo inesplicavel, não sei descrever. Resolvemos então manter em segredo por um tempo esse relacionamento, em abril assumimos um namoro serio! Em relação a nossa religião, nos dois nos respeitamos muito, a nossas familias tbém nos respeitam, mas é claro que os pais deles querem que eu me converta a deles, mas eles jamais me obrigaram ou qualquer coisa parecida. Meu unico medo é em relação quanto a cerimonia de casamento, pois tanto eu e ele queremos receber as bençoes de nossas religioes, mas tenho certeza que nosso AMOR é maior que tdas as barreiras que existem. Desde o começo entreguei meu relacionamento a Deus, e esta ate hoje nas mãos D'Ele, tanto eu como meu namorado rezamos para que de tdu certo entre nós! Eu não acho que a religião deve ser um impecilio para um verdadeiro amor, eu ja deixei a 5 anos atras de viver esse amor por causa das nossas religioes, e graças à Deus estamos juntos de novo, e não vou perde-lo só por causa disso. Eu amo a minha religião, sou feliz nela e não quero sair, como sei que isso é a opinião do meu namorado, mas Deus sabe o caminho, é só prestarmos atenção e serguir o certo!
Deus abençõe à tdos! E que vces siguam seus corações e rezem bastante, entreguem nas mãos de Deus, Ele vai saber o caminho. O Amor e Deus são um Só! E nas leis D'Ele não existe restrinções para o verdadeiro Amor! :*
nayara em sábado, 22/05/10 13:23
Ola.. sou nayara tenho 20 anos sou casada a 5 anos e tenho uma filha de 2 anos. sou da igreja evangelica e meu esposo foi criado na catolica, so que o problema nao e meu esposo e minha sogra, moro ao lado dela e ela nao aceita minha religião, no começo ela discutia muito com ela, pois ela e fanatica por maria. um dia ela estava lavando loça e eu ropa, temos o mesmo quintal. foi quando eu estava escultando uma musica no radio dele dizendo que maria era a mediadora de todos os santos. eu escultei e nao concordei. o satanas e tão nojento que ela não gostou de minha pergunta. perguntei. neide pq vc acha que jesus nao e o mediador suficiente para pedi ao pai não? vixe pra que eu disse isso, ela olhou pra mim e soltou varios desaforo, eu como nao fico calada falei um bucado de coisa, quando chegou no momento em que ela disse assim: ninguem da minha familia gosta de vc, pq vc não aceita as coisas do catolico. eu fiquei chocada. disse mais: quero que vc arrume um emprego e deixe a vida de meu filho. se DEUS quiser jesus vai coloca uma mulher evangelica na vida dele...por essa eu não esperava..ela disse mais se foçe pra escolher eu nuncA seria e escolhida para nenhum dos filhos dela. esse e meu problema. estou pensando em me separa do meu esposo pai de minha filha de 3 ANOS.
Juliana em sábado, 15/05/10 23:29
Cintia, mas você ainda está casada?não entendi direito...
gostaria de saber como vc tem lidado com a pressão que os adventistas fazem...essa mania de forcarem o sábado..a alimentação..
vcs tem filhos? se sim, como tem sido a criação?
Eu tb sou católica e namoro um adventista...conforme vc leu abaixo meu testemunho...
me conte, por favor como vc tem tolerado..e a família.
obirgada!
Cristina em quinta, 06/05/10 14:11
A partir do momento que temos que separar as pessoas entre evangêlicas, católicas, espíritas, gays, heteros e o diabo a quatro, tudo fica mais difícil. O bom relacionamento se reduz a 'pessoas' e não a rótulos. Sou espírita e tive um namorado evangélico. Eu nunca havia discutido religião na minha vida antes. Cada um com a sua. Com ele foi a primeira vez. Não sei porque ele começou o assunto, hahahaha. Estamos separados há 5 meses. Sem volta. O amor não tolera ignorância. Nem minha auto-estima. :P
Cintia em sábado, 01/05/10 04:02
Estou casada a muito anos e sempre amei meu marido, minha maior tristeza é saber que a religião dele acabou com o nosso relacionamento.
Não consigo entender como a radicalização, a irredutibilidade, o convencimento e o julgamento que
muitos dos protestante o fazem a respeito de pessoas que não professam na mesma fé, posam fazer parte do pensamento daqueles que dizem serem de Cristo. Graças a Deus sou católica e me sinto honrada e feliz com isso, Cristo pra mim é "amor", é o que tenho em meu coração. Não temos o direito de julgar ninguém, pois só Deus pode faze-lo.
Li todos os comentários e sei o sofrimento por que passam algumas das pessoas que tem relacionamento igual ao meu, ou seja meu marido é adventista.
Que Deus abençoe a todos vcs.
Juliana em quinta, 22/04/10 23:34
De uma certa forma é confortante saber que não estou sozinha nesta.
Meu namorado é um adventista fanático, e eu católica, mística e pendendo para o espiritismo.
Sinto que esta questão religiosa tem perturbado demais nosso relacionamento.Tudo esta bem quando não se fala na religião.Tudo esta bem quando não é sexta a noite e eu quero sair, ou sabado de manhã ir às compras.
Assim como tudo está bem quando não relembro que 10% é do dízimo e mais 10% de oferta!
Tento me colocar no lugar dele, mas para mim é difícil.Como toda católica(conforme váárias outras pessoas deram seu testemulho aqui mesmo) somos mais tolerantes com relação à isso...mas eles...sempre consideram ser os eleitos e mais sinceros,mais corretos e coerentes.
Em certas situações até me sinto revoltada, mas temo a Deus por causa disso..
Sinto um arrepio desagradavel em pensar que serei obrigada a ser conviente na criação de um lar adventista- sim porque ele não abrirá mão disso, não conseguirá ser conivente...não vai deixar a criança fazer nada no sábado...não comerá um hot dog nem camarão na praia..-
Muitas vezes sinto um forte impeto de jogar TUDO, mas tudo mesmo para o alto e procurar viver minha vida e recomeçar com outra pessoa..mas eu gosto tanto dele que tenho sido capaz de me magoar tanto e tanto para poder ficar com ele.
Ele sabe que eu sinto tudo isso,pois eu falo.Falo mesmo, abro o jogo na cara dura.Mas na real..FAZER OQ??Há meses tenho procurado respostas..e nada acho..
Como disse Cecilia Meirelles não sei "Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo."
Um dia ouvi minha 'cunhada' chegando para minha 'sogra' e dizendo " Olha o livro que estou lendo" O nome era" Dona de um lar adventista"...
Eu não leio isso..
Não quero deixar meu namorado, pois eu amo mto aquele homem, e sei que ele me ama tb...mas as vezes começo a pensar no casamento, e quero e quando paro e penso que 20% a menos de grana por mes em 4 anos seria um apartamento..que o sonho dele é Um lar adventista, filhos adventistas, rotina adventista...Eu, eu , eu não quero isso.
Queria só que ele fosse mais light..mas vi que não dá.
É mto difícil..
Ronaldo em terça, 13/04/10 19:05
Olá!
Não estou surpreso com os comentários a respeito dessa situação. É interessante notar que fazemos da religião que professamos algo que DIVIDA ao invés de UNIR! O amor passa a ser deixado de lado para nutrirmos nosso ego idiota afirmando aquilo que nos foi passado dentro de uma igreja, seja católica, seja evangélica, enfim, e o melhor da história (nossa vida) é relegada a isso: um desamor tremendo, como se fosse fácil encontrar alguém que te completasse em qualquer lugar como num banco de igreja! Paulo já dizia, prova disso está em Corintios 13, poetizada por Camões e depois melodiada por Renato Russo. O amor é a confirmação de que Deus está em nós. Ame quem sentes amor, pois se renegares a isso como poderás dizer a Deus que semeou o "talento" se o escondeste quando resolveu não amar? Nós temos a chance de viver uma vida maravilhosa, mas nos tornamos fanáticos! Passei por essa experiência, tínhamos mil razões pra dar certo e apenas uma e uma só pra repensar nossa vida e... fomos extremistas. Católicos e evangélicos... somos como fariseus e samaritanos, filhos da mesma estirpe. Mas tão imaturos... Um pecador por querer ser o dono da verdade (sujo que nem pau de galinheiro), outro dissidente que quer fazer reformas morais com o uso do extremismo, desuso do amor (se não ama o próximo como amarás a Deus?). Enfim, o melhor a ser feito é colocar a religião no lugar dela: UMA PARTE, APENAS, da nossa vida. AMOR EM PRIMEIRO LUGAR, DEUS ESTÁ MORANDO AÍ.
Abraço.
Lili em sábado, 10/04/10 19:13
Boa noite pessoal! Li todos os posts... eu vivo esta situação há 7 anos e meio!!! Eu sou protestante praticante e meu namorado católico, porém um pouco ausente, mas que tem um carinho muito grande com sua denominação. Já começamos a decidir nossa vida, estamos para noivar ainda este ano, já compramos apto... temos tudo dividido já há um bom tempo, mas ainda não sabemos como ficará a questão religiosa, pois até hoje, nenhum dos dois quer abrir mão de sua religião, e queremos decidir logo por uma para que quando vierem os filhos não tenhamos problemas. Mas tá difícil, pois além do quesito família, a minha ser toda protestante (por parte de pai) e a dele toda católica, temos o fator consciente de cada um de nós, o desejo de continuar nas suas igrejas!! Estou preocupada demais, pois ele é um excelente namorado: não bebe (nada que contenha álcool), não fuma, não gosta de farra, é muuuuito caseiro, valoriza muito a família, é muito reponsável, pau pra toda obra (ajuda em tudo)... enfim, não dá pra falar em todas as qualidades, mas quero dizer que será um ótimo marido, pai, chefe de família... Eu tenho dificuldade de mudar pra religião dele por não aceitar algumas questões doutrinárias e ele não muda pra minha por gostar da dele e se sentir bem lá!!! Estou numa situação muito complicada!!!!!!!! ALguém pode me dar uma dica?? Obrigada!!
claudia cavalcanti em quinta, 25/03/10 09:55
oiii, li varios comentarios e me impressionei como tem pessoas vivendo a mesma situaçao que a gente, bem hoje fazem treze dias que eu e meu namorado resolvemos terminar. Sou evangelica e ele catolico mas não praticante. O nosso relacionamento era otimo concordavamos em varias coisas mas quando partia pra religião ,era briga, ele ate ia pra igreja comigo, mas eu não via entusiasmo algum dele, porisso fui me desanimando e percebendo que não seria facil a conversão dele, ou que talvez nunca acontecesse, gosto muito dele e sei que ele tambem, gosta muito de mim, mas não tava em paz com a minha conciencia, por isso resolvi termina. E ele estava se sentindo sufocado pois eu queria muda-lo a qualquer custo.E não é bem assim que as coisas funcionam. Agora entrego sempre a minha vida e a dele a Deus e se for da vontade dele, o meu ex um dia vai ser tocado pelo o espirito santo e se converte, e só assim poderemos novamente se reencontra e vivermos o nosso amor. Digo a todos não vale apena deixar a Deus, por um amor que não sabemos como vai termina. bom é espera que Deus nos de o nosso amor. Que Deus os abençoe...
Daniel em domingo, 07/03/10 00:15
é complicado, a pessoa de quem eu gosto ao que tudo indica é catolica.
Rafael em quarta, 24/02/10 01:32
As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?
Mahatma Gandhi
Phillipe em segunda, 15/02/10 00:46
Sem dúvida é uma situação que inevitávelmente dá uma abalada no relacionamento. Sou católico e minha namorada é evangélica e ainda tem um agravante: os pais dela são pastores. Desde o começo sabíamos que iriam ter dificuldades por conta disso, mas não passava pela nossa cabeça que seriam tantas e até hoje a família dela não aprova o nosso namoro.
Pra mim é uma coisa extremamente dolorosa, porque eu a amo demais e é esse amor que eu sinto por ela que me mantém firme. Já nem sei mais quantas vezes passei a madrugada desesperado, muitas vezes chorando por conta da não aprovação dos pais dela.
Eu não bebo, não fumo, raramente vou à festas e quando vou é mais pra aniversário de amigos ou parentes, sempre fui um cara super tranquilo desses que adoram ficar em casa vendo filme ou tocando violão. Mesmo assim os pais da minha namorada só veem o fato de eu ser de uma outra religião e isso é talvez o que mais me machuque, já que por toda a vida fiz o possível pra ser uma pessoa boa, com um bom caráter, mas as vezes é como se nada disso tivesse valido nada, já que não posso estar ao lado da mulher que eu amo só por não ser evangélico.
Acredito que se o casal se baseia no respeito as coisas fluem bem e é muito importante que os dois saibam lidar com as diferenças e assim como tanto católicos quanto evangélicos sabem muito bem: o amor é uma coisa que vem diretamente de Deus. E se o sentimento é puro e verdadeiro como é o que eu tenho pela minha namorada, tem sim a aprovação de Deus, independente de religiões iguais ou diferentes.
Roberta em sexta, 29/01/10 01:36
Namoro a quase um ano, meu namorado é evangélico e sua família tb, eu sou católica e minha família tb, mas ultimamente estamos afastados das nossas igrejas. Ele já pensa em casarmos, eu digo que é muito cedo. Mas ele não quer deixar pra pensar nisso mais tarde e insiste em falar disso agora. Eu já dei uma solução boa, que é casarmos em lugar qualquer, fora das nossas igrejas, mesmo o padre não realizando o casamento fora da igreja ele pode nos abençoar, tendo um padre e um pastor. Não vejo problema nenhum, aceito ser "abençoada"( não sei que termo o pastor utiliza ) por um pastor, mas ele não aceita . Minha família católica não vê problema algum. Mas acho que a dele vê problema. E acho que isso é um problema pra gente, de que forma será realizado nosso casamento.
PEDRO em domingo, 10/01/10 09:55
Caros amigos, a religião é mesmo uma questão dificil. Os evangélicos acham que sao os donos da verdade e que nós os católicos somos um bando de pagãos e idólatras necessitando urgente de conversão. Discordo da evangélica Ana que diz que os católicos são adeptos da bebedeira e festas, me envolvi com uma pessoa evangélica que é tudo isso que a Ana diz que os católicos são: adora uma farra, bebe, e não sai de festas e mesmo assim se diz evangélico se achando melhor que os católicos. Creio que quando os pastores deixarem de ensinarem a seus fiéis coisas erradas e sem sentido a respeito dos católicos essas mentes se abrirão e então haverá respeito entre as religiões. Católico é sim um povo que respeita e crê verdadeiramente no mesmo Deus que os evangélicos, da mesma forma que há erros na Religião Católica há na Evangélica. As igrejas são dirigidas por seres humanos passíveis de erros e falhas. Amemos uns aos outros como a nós mesmos e Creiamos que há um único Deus que nos salva e nos ama. Deus Abençõe todos...
MARIA XINNA em sexta, 25/12/09 18:39
SOU CATÓLICA E MEU NAMORADO DE CANDOMBLÉ POSSO MIM CASAR NA IGREJA CATOLICA?
marquito brizolla em segunda, 07/12/09 21:08
"PELO AMOR DE DEUS"...O JARGÃO SINTETIZA TUDO,NÃO SÃO AS RELIGIÕES, APESAR DE ALGUMAS PRESTAREM CULTO MAIS A DITADURAQUE A DEUS, QUE UNEM AS PESSOAS EM ESPECIAL ESPOSO E ESPOSA...MAS O AMOR...O AMOR TUDO SUPORTA,TUDO CRÊ,SE EXISTE AMOR NADA SEPARA...
lis em domingo, 06/12/09 14:40
Estive lendo alguns comentários, quando falamos e não vivemos aquilo me parece tão facil. Mas fazem dois anos que estou com uma pessoa que é catolica e sou evangelica. No começo acreditava que poderia dar certo, que em algum momento ele poderia me acompanhar na igreja, mas o tempo foi passando e percebi, que a crença faz com que toda nossa vida seja diferentes, é questão de vivencia, de bem estar, Me sinto bem se tiver com amigos em um lugar buscando a face de Deus, meu namorado se sente bem se tiver em algum lugar comendo um churrasco e bebendo uma cervejinha. Chega uma hora que vc percebe que ja não sonha mais, que não tem planos e sua vida fica cinza em vez de colorida. Vou deixar uma pergunta que pode responder a muitas perguntas nossas. Pode dois andar juntos se cada um quer ir para um lugar diferente, se cada um pensa diferente? Se vc responder que sim , então gostaria de saber como, pq estou tentando e não estou conseguindo, somente me machuco mais. E acabo machucando tb.
sofia em segunda, 16/11/09 02:12
Bom, tem aproximadamente duas horas que eu e meu namorado demos "um tempo", triste saber q tdo indica q esse tempo resultará no término de um relacionamento q me trouxe muitas alegrias... Ele é evangélico e eu católica, no começo eu ia à igreja dele, cedi muito mais q ele, participei de gincanas com le, me esforcei por várias vezes indo à missa e depois à noite indo com ele ao culto... Aprendi a respeitá-lo... O amo tanto... Hj ele afirmou o q já havia notando a algum tempo, o seu amor por mim diminuiu e para ele a religião também está pesando... Bom, semana q vem terá um acampamento ao qual eu não irei e até lá ele prometeu pensar na gente... Mas prefiro não alimentar o q não venha a acontecer. Entrego nas mãos de Deus. A ele toda a sorte e felicidade, Eu te amo, namorado... Vai ser difícil mas eu consigo!!!!
huuuuuuuuuuuuuuuuuuum... em quarta, 04/11/09 15:09
HHHHuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmm...........
CAMILA em segunda, 02/11/09 21:03
MEU MARIDO É ATEU E NÓS NOS AMAMOS MUITO! NÃO DUVIDO DE SEU AMOR, POIS APESAR DE SER ATEU TEM SENTIMENTOS, E NOSSA CERIMÔNIA FOI MARAVILHOSA! TANTO PARA OS ATEUS QUANTO PARA OS RELIGIOSOS DA MINHA FAMÍLIA! RECOMENDO QUE NESTES CASOS O PROCUREM, PALAVRAS DE AMOR ENGLOBANDO TODOS!!
O EMAIL DO CONTANTO CERIMONIAL É: FE_ALMEID@HOTMAIL.COM
Regis Olivetti em sexta, 09/10/09 23:21
Abandonem Deus e tudo lhe será dado. Jamais amem a Deus, Jamais amem os Pais, jamais amem a mãe, pois o amor de Deus não é dado do Homem para Deus e sim de Deus para o homem, portanto é um mistério.
Abandonem Deus enquanto é tempo, pois Ele lhes dirá - Não te conheço, pois tu não tem minha sabedoria. A vida é um mistério que ninguém pode observar.
Kelly Lima em quinta, 24/09/09 18:31
A palavra Religião deriva do latim: "religio", que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar"). Nisso, todas as religiões estão d acordo: nos reunimos para nos "religar" com Deus. Portanto, a religião não pode ser desculpa para separar pessoas, mas para uní-las! Jesus disse: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt. 18:20)
Nos comentários abaixo, todos são CRISTÃOS (espíritas, católicos, protestantes...), e ainda q fossem judeus, mulçumanos,hindus... Tenho plena certeza d q, seja lá como o chamam, DEUS é um só. E Ele deve ficar mto triste pelo qt nos afastamos e "brigamos" em Seu nome.
O AMOR une as pessoas; DEUS une as pessoas; a REGILIÃO tb deveria fazê-lo. O q as separa (as pessoas) são seus preconceitos, sua intransigência, intolerância e arrogância (d se acharem os próprios porta-vozes d Deus!). Sou espírita, mas vou a qq culto q me convidem, desde q estejam pelo bem, em nome d DEUS.
Acabo d me separar do grande amor das minhas vidas pq nossas CRENÇAS são diferentes, e - isso sim - pode separar 2 pessoas q se amam como nós. O irônico dessa história é q ele é evangélico, casou com a "ex-atual esposa" na católica, e separou d mim por termos crenças diferentes, mas a "ex-atual esposa" tb é espírita.
Espero tê-los ajudado d alguma forma.
Fikem com Deus!
Janinha em quarta, 23/09/09 01:15
Oi Sou católica e vou me casar com um espirita e sinceramente só agora tomei consciência de como será minha vida. Sei que não vai ser nada fácil pois só de amor um relacionameto não sobrevive e falar em conviver com diferenças parece fácil nas não num relacionamento. Tem algum católico que convive bem com uma pessoa espirita?
Ana Carla em segunda, 07/09/09 00:00
***Continuação****
Acontece que estou namorando há poucos meses com um evangélico, que assim como eu ama a religião dele mas também me ama muito. Já discutimos sobre isso e concordamos que será muito difícil o nosso futuro, até pq ele pensa em casar, pq nossas afinidades são grandes, estamos estudando o mesmo curso, queremos seguir uma carreira parecida e adotar uma postura séria sobre a vida. Bom, eu e ele já deixamos clao um para o outro que nunca mudaremos de religião.
Vim aqui para achar respostas, é claro q não encontrei, as opinões divergem demasiadamente, cada um quer vender seu peixe. Mas quero só agradecer por cada contribuição aqui, pq lendo todos esses 81 comentários eu percebi que isso é mais universal do que eu imaginava e que Deus prapara realmente o nosso caminho. Sinceramente eu não acredito que eu me casarei com ele, desde que comecei a rezar a Deus por isso meu sentimento só vem diminuindo...talvez seja isso mesmo ou não. Torço por todos vocês que estão passando por isso, pq eu sei q fácil não é, mas como Ele mesmo disse: "Eu nunca disse que seria fácil, apenas disse que valeria a pena", então vamos à luta, pois estamos em três!!! ; )
Deus abençoe e guie nossas mentes e nossos corações!!!
Ana Carla em domingo, 06/09/09 23:51
Oi pessoal!!!
Bom, o conflito é sempre o mesmo né...mas o que dá pra perceber é q quando assunto é católicos e evangélicos os ânimos fervem MUITO mais. Quando eu digitei no google essa questão, assim como todos aqui acredito, eu o fiz tentando achar uma solução, alguém que falasse simplesmente, "termine agora seu namoro" ou "nunca termine, porque você irá se arrepender", mas o que eu encontrei? Simplesmente mais corações ansiosos e preocupados em resolver seus conflitos amorosos dentro da religião...bom, meu caso não é diferente da maioria, sou católica desde quando estava na barriga da mãe rsrs...AMO MINHA RELIGIÃO profundamente, vivo em Deus, respeito os preceitos dela e diferente do que alguns pensam, os católicos tem sim muitos príncipios, quero e vou casar virgem sim, não fico bebâda, embora concorde que há momentos que se pode beber, vou à igreja toda semana, mas tenho certeza q Deus está em todos os lugares.Rezo em casa nos demais dias e nunca deixo de recorrer à Deus para tomar minhas decisões, ou seja, ser católico de maneira alguma é sinônimo de farra ou "mau caminho", sem contar que sempre tive amigos evangélicos, espíritas, luteranos, até mesmo ateus, nunca isso me preocupou apenas sempre mostrei a eles com o exemplo da minha própria vida (melhor forma de evangelização) o quanto eu sou feliz e vivo bem com Deus dentro do Catolicismo.
Abençoada Por Deus. em quinta, 27/08/09 11:22
Mas quando vc se casou ele já era adventista?
Lua em quarta, 19/08/09 13:35
Nossa me identifiquei muito! sou catolica e meu marido adventista, somos casados a 6 anos, nunca tivemos problemas em relação a religiao, mas agora a situação ta super complicada, estamos chegando aos 30 e pensando em filhos e ai ele nao aceita que eu batize a criança, ha 1 ano ele resolveu mudar de atitudes, como nao quer mais ir em nenhuma festa e nem fazer nada no sabado... ja pensamos em nos separar, mas no gostamos muito então estamos num dilema profundo....
Aençoada por DEUS. em quinta, 30/04/09 12:42
"Roseli... li sua história e ela é bem parecida com a minha se pudermos entrar em contato para trocarmos expêriencias...??? Fica aberto o convite ... "
Aençoada por DEUS. em quinta, 30/04/09 12:36
"A paz do Senhor...
Amados minha história como a de vcs se repete, sou Católica e gosto de minha religião, sei dos erros que ela tem, e cofesso de coração que não há religião perfeita, existe sempre o "podre" mas enfim... a história aki é outra, estou a mais ou menos 2 meses com uma pessoa especial, boa de coração... inteligente e muito respeitador, mas a religião nos atrapalha ele é Adventista e isso me preocupa de mais, sinto que ele quer me levar a qualquer custo para a religião dele, mas não sinto o espírito santo lá, até pq me sinto bem em minha religião como antes dito. Tô com medo de enfrentar esse namoro sem saber o que pode acontece.. e o pior e que cada dia mais me apaixono e admiro-o. deêm uma opnião por favor...Obrigada.
Que DEUS reine em nossos coração..."
Fernando em sábado, 18/04/09 10:42
Ola pessoal, tudo bem com vcs? Estou vivendo situação semelhante a de muitos, sou catolico praticante, e minha ex-namorada e evangelica, ela terminou comigo há 11 dias atrás por causa da religião, ela queria que eu passasse para a religião dela e eu sentir que Deus me queria aonde estou, fazendo aqui a sua obra. Eu a amo muito e sei que ela também me ama muito, mas ela falou que não estava disposta a pagar o preço pelo o nosso namoro enquanto eu estava, mas Deus sabe o que faz.
Lir alguns comentarios de pessoas evangelicas que namora catolicos e que eles querem ter relações antes do casamento. A Igreja catolica segue a Bíblia e ela também e contra relações antes do casamento, quando um (a) católico (a) quiser ter relações antes do casamento, peça pra ele ver o que a igreja ensina sobre isso, e não o que o mundo pensa, ok.
Bjos e abraços a todos e que Deus abençoe todos vcs e suas famílias
Vanessa em quarta, 08/04/09 01:26
Caros amigos,
me chamo Vanessa, tenho 24 anos, sou física e evangélica. Namoro a 2 anos e meio um homem de 38 anos, físico também e do candomblé. Não é um relacionamento díficil em razão da diferença de religiões, por que apesar de termos crenças diferentes, sabemos respeita-las. É claro que como em qualquer relação, brigamos. Mas vou dizer a verdade, por vezes ele briga comigo não em relação a minha postura diante dele, mas em razão de opniões alheias sob esse relacionamento e preconceitos que ele tinha.
Vejo que inúmeras pessoas falaram sobre o assunto como sendo uma agressão a qualquer uma das partes.
Digo que com inteligência, maturidade e amor não haverá problemas.
Apesar de não acreditar nas mesmas questões religiosas que ele, respeitamos nossas divergencias. Dou todo espaço a ele.
As vezes sobre alguma questão de sua religião falo apenas que aquela não é a minha verdade, e também não quer dizer que seja mentira.
Antes de namorarmos fiquei bem receiosa. Porém pensei: Se ignorar que gosto dele apenas porque somos de religiões diferentes, estou ignorando um dos preceitos de minha religião, respeitar o próximo.
Hoje após 2 anos e meio somos amigos, companheiros e namorados. Nos amamos e casaremos logo. Ele sabe ouvir assim como eu as crenças e mandamentos das nossas religiões, sempre com muito respeito.
Então sou prova que namorar uma outra pessoa não sendo da mesma religião é possível.
Quer saber: O que vale mesmo é se vocês compartilham de mesmos sonhos.
Então até aqui nos ajudou o Senhor. E creio que seguiremos em frente diante da sua vontade.
Beijos!!!!!
Roseli em segunda, 02/03/09 20:11
Natália esse comentário é pra vc!
Como todos sabemos, assunto religião é complicado, mas é algo pra ser discutido sempre! principalmente quando envolve assunto relacionamento.
Eu acredito que se ele te amasse da mesma forma que vc o ama, ele não te deixaria por causa de igreja nenhuma! principalmente pq pelo que me parece, ele te conheceu primeiro que a igreja, certo?! E isso não é motivo pra por fim num relacionamento, eu acredito que o amor vai muito mais além...Sou prova disso! Meu namorado é adventista e eu sou católica! ele é praticante na igreja dele, eu não sou muito na minha mas nem por isso abandono minhas convicções que ele sabe que tenho! E sinceramente, no começo do meu namoro achei que isso fosse atrapalhar, mas eu descobri que realmente ele me ama...e esse fato não altera nossos sentimentos e planos que fazemos!
Vc disse que não frequenta religião (igreja nenhuma), vc quer uma dica?! é uma boa hora de vc começar a pesquisar e encontrar uma que vc se identifique, se ela qual for! acho que vc deve ter conficção em algo...Não pode se deixar levar como “folha ao vento” em toda e qualquer igreja!
Já tentou freqüentar alguma paróquia da sua cidade? Ou participar de algum movimento dentro da igreja católica? Grupos de jovens por exemplo...Ou pesquise em sua cidade até mesmo as igrejas protestantes que sejam confiáveis!
Quem sabe vc se engajando em uma igreja que faça vc se encontrar com Deus, vc não encontra tbm uma outra pessoa que te faça feliz de verdade!
Marisa em segunda, 16/02/09 18:01
Natália, realmente é difícil.
Eu namorava há três anos, ia tudo bem até que o meu ex namorado decidiu virar evangélico. Em três meses nosso namoro acabou. Ele mentiu para mim, me traiu e depois terminou.
Faz um ano que terminamos, eu sofri muito e graças a Deus passou. HOje, namoro um cara da minha religião.
Acho que vc deve rezar, Deus é justo e olha por todos, ele pensa que Deus está só do lado dele, mas não é assim, Deus é justo. Portanto reze. Eu orei muito. Passei uns 6 meses mal, e depois me recuperei.
Não o procure, simplesmente reze. Se for da vontade de Deus ele vai achar uma solução. Passei por isso, eu te entendo, se quiser meu email para conversarmos, eu te adiciono. Beijos.
Alexandre em segunda, 19/01/09 19:00
Olá.Realmente os comentários são variados.Quando digitei no google sobre diferenças de religiao no relacionamento, logo me interessei pelos tópicos aqui postados. Eu sou católico praticante e estou me relacionando com uma pessoa de religao oposta. Ela é espírita!E temos conversado muito a respeito levantando questões que futuramente vão acabar de uma forma ou outra atrapalhando nossa vida conjugal: Os filhos vão seguir a minha religiao ou a dela? E os princípios de cada um inerente a religiao? O interessante é que os católicos muitas vezes até aceitam se relacionar com pessoas de outras religiões. Agora, os evangélicos já nao aceitam. Por que? Orgulho? Quem sabe nê? Obvio que existe as excessões. Mas resumindo: É complicado sim casamento entre pessoas de religião diferente!!!
Natalia em sábado, 10/01/09 16:11
Eu amo um cara e ele diz que me ama,namoramos 1 ano,quando se conhecemos ele não era evangélico,ai depois de um tempo depois dele passar por varias coisas difícil começou ir pra igreja e depois se converteu,logo quando ele tava na igreja ele me chamava pra ir,mas eu nunca fui,até um dia ele resolveu terminar,disse que me ama que esta sofrendo mas tem que ser na vontade de Deus,eu sempre procuro ele,ele diz a mesma coisa se for amor de verdade Deus vai honrar esse amor não agüento mas isso,eu não sou de igreja nenhuma,visito todas,mas acredito muito em DEUS,me dar uma opinião vcs ai?
Roseli em quinta, 08/01/09 16:37
Minha situação é semelhante a da Colega Claudiane, pois sou de família católica e meu namorado é adventista!
Olha, essa situação de se relacionar com uma pessoa de religião diferente da nossa não é fácil, principalmente quando envolve assunto casamento!
Eu não sou o tipo de "católica praticante e devota" quanto a minha família...pra ter idéia tive uma irmã quase freira! imagine a confusão quando cheguei em casa e disse que estava namorando um rapaz adventista!
Mas acredito que meu namorado só aceitou nosso relacionamento pq ficou com a cabeça mais aberta com relação a isso...ele era católico antes de ser adventista e tbm já foi casado; o relacionamento dele não deu certo, mesmo a "ex" se convertendo pra igreja dele...ele passou por maus bocados com ela, pois ela o traía descaradamente... Enfim, ele não suportou tanta coisa errada na relação dele mesmo estando casado e sendo um bom crente. Mas eu acredito que se ele tivesse me encontrado antes dela, ele não teria se aproximado de mim pra namorar por eu ser católica...pois geralmente quem é de uma determinada igreja procura se relacionar apenas com pessoas que estão em seu meio...
Mas como eu acredito naquele ditado que diz que "Deus escreve certo por linhas tortas", enfim, aqui estou eu, em uma situação um tanto conflituosa, pois já gerou muitas discussões entre nós dois devido pensarmos diferente...a família dele não se importa por eu ser católica, (afinal eles tbm já foram um dia) os pais dele aparentam gostar de mim...meus pais tbm gostam dele...mas é aquela história: "Como vc vai casar?", minha mãe sempre questiona...pois ela sempre diz que casou de noiva na igreja e que gostaria de ver suas filhas se casar assim tbm... e seus filhos, não serão batizados? outra questão que tbm não sei responder...pq tbm não concordo com meu namorado quando o assunto é batismo...
Mas eu estou aqui com 2 anos de namoro e ainda por cima, cogitando casamento...sou mais flexível que ele, pois pra mim, algumas coisas não são tão relevantes, eu até abro mão por ele, mas ele, eu percebo que de modo algum renuncia a religião e as convicções dele por minha causa...por isso eu sei que devo pensar mais no meu relacionamento antes de tomar qualquer decisão!
João em segunda, 05/01/09 17:26
Li vários comentários e ficou bem claro nos textos que os protestantes são preconceituosos(não aceitam relações com pessoas de outra religião).. será que por trás disso não existe outros interesses? Percebi que em geral são os pastores que colocam impecilhos.. será que é medo de perder um fiel($$$) do seu rebanho. Falar de Deus e ganhar dinheiro é bom né! Não é atoa que existe um monte de igrejas "evangélicas" atualmente. Como católico posso afirmar que as igrejas católicas são do povo(publicas(não tem um dono especifico)), são propriedades do municipio; E as "evangélicas"?
Concordo com muitas opiniões que li, em que os pastores são treinados para fazerem lavagem cerebral, talvez nem precizasse porque na maioria dos casos, as pessoas que são "convertidas" por eles, estão em um estado emocional abalado(fracas), seja por droga, financeiramente, doença, etc...
Também namoro uma "evangélica" e a amo muito, mas parece que vou perdê-la porque já foi feita uma lavagem cerebral nela. Fazem pessoas sofrer por causa de interesses próprios.
Sei que na Igreja Católica existem muitas falhas, mas não podemos esquecer que ela é composta de pessoas voluntárias e nenhum ser humano é perfeito. Peço a Deus que à ilumine e volte às suas origens, pois sua família é toda católica e a minha também.
OBS: Ela virou protestante por influência da mãe do ex-namorado tb protestante, cujo vivia bêbado(isso sim é julgo desigual).
Carolina em quinta, 18/12/08 16:41
Oi gente! Lendo os posts abaixo, fiquei intrigada com a questao de religiao diferente no relacionamento amoroso. Digo isso porque completei a poucos dias atras um mes de namoro com um rapaz maravilhoso, que pratica a religiao catolica. Eu pratiquei a religiao evangelica por dez anos de minha vida e no inicio de 2008 sai da igreja e, atualmente, nao tenho uma igreja, mas o aprendizado que tive me trouxe a convicção de que nao quero ser catolica. Nesse tempo em que estive na igreja me preservei sexualmente e hoje, com 22 anos de idade e virgem, estou tentando achar respostas para minhas duvidas: Ha realmente futuro em nosso relacionamento? Sera que devo abrir mao do principio em que me pautei a vida toda de que o sexo e somente apos o casamento para prosseguir com o namoro com alguem que considero especial e me traz confiança, mas nao me traz a certeza de que farei a coisa certa? Sera que me arrependerei amargamente ao trilhar por este novo caminho? Sera que o amor deve ser vivido em sua plenitude neste momento? Sera que ele e um presente de Deus ou do Diabo? Meu Deus, me ajude a encontrar minhas respostas, pois cada dia que se passa nossa cumplicidade aumenta e meu amor por ele cresce mais e mais. O que fazer?
Flávio em terça, 02/12/08 00:24
Muitos crentes têm o seu coração dividido entre a paixão por uma pessoa descrente e o amor a Deus. O principal objetivo deste estudo visa ajudar jovens crentes que se encontram envolvidos em namoro com descrentes.
Namoro: vantagens e perigos
A Bíblia nada nos fala sobre namoro, a razão é porque nos tempos bíblicos os costumes eram outros, o pai era quem escolhia a noiva para seu filho.Uma vantagem no namoro de hoje é o conhecimento mútuo e a liberdade para poder acabá-lo.Um perigo se encontra nas carícias íntimas e um outro em achar que se pode namorar o quanto mais, melhor. Os prejuízos acarretados por uma pessoa assim reflete em uma imagem bastante depreciada, tempo sacrificado, constante exposição à sensualidade.
Namoro misto e separação
Separação: um dos princípios básicos das Escrituras. Baseando-se nos princípios de separação existe uma exigência divina em que os crentes não devem ter uma comunhão íntima com os não-crentes (Gn 12.1; 2Co 6.14-18).Paulo indica que pessoas diferentes, ou seja, um crente e um descrente, que se encontram ligados entre si, sujeitos as mesmas obrigações e responsabilidades, constitui uma união não aprovada por Deus, um par desigual.Na relação entre crente e descrente o que se requer é: nada de jugo desigual, sociedade, comunhão, harmonia, união ou ligação.Existem relacionamentos que são aprovados entre o crente e o descrente: amizade comum, transação comercial, profissional, grêmios culturais e esportivos em colégios, etc. Da mesma forma os não aprovados: sociedade comercial, casamento, comunhão espiritual. Em uma amizade íntima de um crente com um descrente há três grandes perigos:
1. Esse tipo de amizade desenvolve uma forte influência de um para com o outro.
2. O crente sente-se de várias formas tentado a se comportar de forma não recomendável para acompanhar o seu amigo descrente.
3. Esse tipo de amizade toma muito tempo do crente. O namoro desigual colide com outros princípios bíblicos.
Mais três princípios:
Namoro Misto e o Propósito das Ações
Um namoro cheio de propósitos puros gera automaticamente atitudes corretas (1Sm 10.7b). O propósito de todo namoro deve ser o casamento e quando esse propósito não está na mente dos namorados, então o namoro fica distorcido.
Namoro Misto e a Pureza do Crente
No namoro, o sexo mesmo sendo entre crentes, constitui-se em uma das áreas mais delicadas da vida cristã. Sabemos que o sexo em si não é de forma alguma pecaminosa, pois foi dado por Deus, porém este deve ser praticado exclusivamente entre casados. Entre o casal de namorados há sempre uma forte atração sexual. Deve-se cuidar com carinhos que no início são sempre ingênuos, logo avançam e transformam-se em intimidades sexuais.Paulo incita aos crentes a fugirem de toda sorte de imoralidade. Existe uma probabilidade bem grande do crente contaminar a sua pureza com o descrente. Deus exige que seus filhos mantenham-se incontaminados e o descrente dificilmente contribui para isso.
Namoro Misto e o Bom Testemunho
O namoro misto para o crente, provoca mau testemunho e sofrimento para sua igreja. Ele afeta o testemunho para com os de fora, ocorrendo então vários comentários e cobranças para com o crente. Para com os de dentro o crente pode influenciar recém-convertidos a seguirem o seu exemplo. Paulo nos fala que o crente deve ter um testemunho digno para com todos. Argumentos???Muitos procuram arranjar bons argumentos para lhes servirem de “tábua de salvação”. Entre os vários estão: “Eu não namoro para casar”, porém esquecem que estão deturpando o significado do namoro. “Eu não consigo acabar o namoro”, muitos culpam a Deus por não conseguirem terminar tal namoro, porém esquecem que ‘Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças’. O problema é evidenciado na falta de forças para enfrentar a vida sem aquele namoro.
O que estes devem fazer é: primeiro, acabá-lo; segundo, e depois serem capacitados a suportar as consequências. Talvez alegam que gostam mais da namorada ou namorado e não suportaria ficar longe dela, amando mais a ela do que a Cristo; ou alegam que a namorada o ama tanto e sofreria com o seu fim. Mas Cristo nos amou muito mais, sendo cuspido por amor de nós, esbofeteado no rosto, humilhado e escarnecido publicamente e ainda como se não bastasse morreu em uma cruz, tudo por amor a você. “Estou evangelizando a minha namorada”, mas esquecem que se não estão obedecendo a Deus, como esperar que ela o faça? “Muitos namoros desiguais já deram certo”, porém se esquecem que fatos isolados não nos dão condições para conclusões definidas.
Algumas vezes é a misericórdia de Deus por esse filho, apesar do namoro irregular. “Dificilmente conseguirei um crente para namorar e casar”, porém esquecem do poder e do cuidado de Deus por seus filhos e que Ele pode providenciar tudo, inclusive uma namorada. “Já sou muito fiel em outras áreas”, dizendo assim se esquecem que Cristo quer que guardemos todos os seus mandamentos. “Já fui disciplinado, agora é que eu namoro mesmo”, mas esquecem que a disciplina é para o crente sentir o peso do pecado e voltar para os passos de Cristo; reagir negativamente é acrescentar pecado sobre pecado.
Vale a Pena?
Os que namoram descrentes e acham que sinceramente não estão cometendo pecado algum, torna-se necessário fazer uma avaliação sobre este assunto da vida cristã baseado nas seguintes perguntas: Tem examinado as Escrituras? Tem orado?Os que usam os argumentos apenas como mera desculpa se encontram bem mais complicados diante de Deus, pois estão sendo hipócritas e Cristo falou claramente contra esse tipo de pessoa. Uma pergunta pode ser feita: Vale a pena correr o risco de desagradar a Deus com um namoro misto?Os riscos possíveis seriam: entristecer o Espírito Santo; sofrer disciplina diretamente de Deus; provocar sofrimento a Igreja em geral e irmãos em particular; sofrer disciplina da Igreja; mostrar-se indigno do Senhor Jesus Cristo; vir a casar-se com o descrente, comprometendo sua futura felicidade; os filhos desse casamento misto serão orientados de uma maneira confusa.
Outra pergunta seria: Vale a pena praticar algo que é, no mínimo, duvidoso?A Palavra de Deus diz que aquele que pratica o que se tem dúvida é condenado.Em suma: ele está pecando perante Deus. Não um pecado que é passageiro, sendo por um breve momento cometido, e sim um pecado consciente, contínuo, prolongado.
Flávio em terça, 02/12/08 00:01
(Amós 3:3) - Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
andre em terça, 25/11/08 19:54
so por que um é de uma religiao e o outro nao e isso nao ta com nada poer exemplo minha namorada é macumbeira e eu sou da religio budista entao isso nao tem nada aver pra mim quen nao fica com a pessoa por causa da religioa de e por que nao ama de verdade o amor supera tudo e todos principalmente para os evangelicos que sao cheios de preconceitos so por que o rapaz ou a moça e de outra religiao eles nao se relacionam eu gostaria de saber o por que disso pois eu ja passei por isso uma vez so por que ue sou budista a gorota falou na minha cara que nao queria namorar comigo obvio nos nos conhecemos e quando eu fui pedir ela en namoro ela disse nao ai eu perguntei o por que ela me disse so por que vc nao e evangelico desculpen se nao coloquei acentos e por que estou com preça estou no trabalho
antonio em terça, 25/11/08 19:40
sandra entao trai ele comigo se vc for gostosa vc mora no rio de janeiro
Promessa de Deus em sábado, 08/11/08 13:33
Me perdoem se não agradei nas minha palavras, mas como nem Jesus agradou a todos eu não poderia ser diferete, apenas falei e continuarei falando do grande AMOR de Jesus, esse é incondicional vale a pena abrir mão de tudo e servi-lo de coração. E lá na frente veremos a grande recompesa, está no reino dos céus junto com quem você um dia teve que abrir mão. O amor da sua vida. Vocês entenderão. Eu creio!
Promoessa de Deus em sábado, 08/11/08 13:19
A PAZ DO SENHOR PARA TODOS,
Primeiro que tudo amados lendo e relendo todas as mensagens cheguei a conclusão que praticamente passamos pela mesma história. Mas que muitas vezes complicamos de forma que sofremos mais do que deveriamos.
Não sou PHD na biblia "ainda"porque o que DEUS tem revelado para minha vida é que tenho que no mínimo ler e pratica-la constantemente para ele poder me usar, e assim tenho que obedecer.
Quando digo "sofrer mais do que deveriamos"é porque muitas vezes tampamos os nossos ouvidos e fechamos os nossos olhos para a vontade de DEUS querendo sempre que a nossa prevaleça esquecendo rapidinho do que pedimos a DEUS.
Venho passando por lutas e conflitos espirituais a quase três anos com o meu namorado(católico) e ainda me questiono se é ele mesmo que DEUS quer para o meu futuro até morro de medo de pagar o preço(1°a vontade de DEUS depois a minha) por mais que o ame muito.
Vi muito em algumas mesagens dos meus irmãos católicos questionar sobre o julgo desigual, é...infelismente existe sim amados. Como é dificil querer ir para a igreja, louvar e engrandecer o nome do SENHOR, e ir para uma virgilia receber do SENHOR etc...e não poder principalemente pq a pessoa que vc ama não está junto...nossa é muito doloroso. Esse sentimento gente não quer dizer que só os crentes serão salvos até pq é biblico nem todo aquele que diz SENHOR, SENHOR herdará o reino do céu. Como também existe na igreja católica(padres). Mais sabe porque não chegamos a uma junção??? Porque queremos ser melhor que o outro o orgulho infelismente ainda prevalece e com tudo isso perdemos tempo...a VINDA DE JESUS ESTÁ MUITO PROXIMA GENTE não tem mais o que acontecer, não temos mais tempo de dispultar poder nem muito menos quem é mais santo ou não.
Quem crê verdadeiramente em DEUS desperte, porque DEPOIS será tarde demais. É isso que pregamos, poderiamos muito bem não nos preocupar com a aqueles que não conhecem a palavra do SENHOR e nem aceitam que falem só pelo fato do ORGULHO mais tudo isso vai ser prestado conta com o pai, EIIIIIII... a salvação é individual poderiamos muito bem buscar ao SENHOR sem se preocupar com ninguém mais DEUS nos colocou no mundo como diz a palavra dele para ir e pregar o evangelho a TOOOODA CRIATURA. Jamais poderiamos desobedecer e ser egoistas com o próximo achem bom ou ruim, mas essa é a vontade de Senhor.
Amados servir e seguir a DEUS não brincadeira, não pessem que o pouquinho que fazemos é o suficiente não porque não é! Só pra relembra-los DEUS deu o seu UNICO filho por amor a NOS pelos nossos pecados e ainda achamos que o que fazemos pelo seu filho é o suficiente...kkk DESPERTEM e parem de criticar que busca. Só digo uma coisa servir a DEUS requer RENUNCIA pq o PAI RENUNCIOU O SEU filho POR TODOS NÓS. E nunca duvidem o poder que este homem tem.
Não os conheço, mais o todo poderoso conhece cada um intimante nada fica oculto aos olhos dele.
Sofro muito por ser covarde e ainda não ter coragem de renunciar algumas coisas que DEUS tem me cobrado, não é fácil.
QUE DEUS ABENÇOE A VIDA DE CADA UMA INDIVIDUALMENTE...
DEUS sabe das suas necessidades...
AMO TODOS VCS EM CRISTO SEM DISTINÇÃO!!!!
Claudiane em segunda, 03/11/08 15:06
Estou passando pela mesma situação que todos vcs, meu namorado é de família adventista e perdeu sua mãe faz pouco tempo, quando sua mãe se foi ele sentiu necessidade de procurar a igreja e começou a freuqnetar com sua irmã, eu sou católica e minha familia inteira é católica, tivemos uma briga feia e chegamos até a terminar mas foi eu quem terminou achando que não ia dar certo...Não consigo aceitar o fato dele querer ir naquela igreja e ao mesmo tempo tenho medo que ele frequentando la comece a tentar me converter, eu ja fui na igreja deles e eles acham que são os unicos que conhecem e seguem a verdade pois guardam o sabado, eles não aceitam que guardamos domingo pq foi o dia em que Jesus ressussitou e que essa pra nós é a nova lei...
Gosto muito dele e essa semana que ficamos separados senti muito a sua falta...ele quer que eu vá morar com ele mas acho que não é o momento, pois sinto que muitas coisas ainda vão acontecer por causa dessa diferença..Meus pais gostam muito dele porém acham que isso não dará certo, já a irma dele que é adventista, sei la se gosta de mim viu...nunca senti que ela gostasse de mim verdadeiramente, a mãe dele era um anjo de mulher essa sim sei que me amava como sou, ja as irmas sinto mais é que me aceitam, mas sinto que isso não é de coração.
Voltei pq não quero que esse seja o motivo de nosso término, estou me mudando de cidade e acho que a distância será minha maior aliada.
O conselho que dou é que amem muito o hj e não se preucupem com o amanhã, mas sejam cautelosos...peço a Deus todos os dias pra que tudo acabe bem, pois só ele sabe o que acontecerá em nossas vidas...
Cintia Cristina em segunda, 29/09/08 17:58
Bom eu sou católica, toda minha familia é católica, e meu namorado evangélico, não sei mais o que faço, a gente quer se casar, mais que quero casar com um padre e ele com um pastor, eu ja to sem forças, mas gosto muito dele, e ele não muda...o que eu faço?
Regis Olivetti em domingo, 03/08/08 17:52
Sempre fui um desses Rex que gostava de estudar assuntos enigmáticos como ciências, filosofia, teologia, tortura, técnicas de maldade contra idosos, recém-nascidos e poodles (aqueles caezinhos malditos), etc, sou Físico, Matemático e sádico, mas enfim, estudei bastante a Bíblia por interesse e ainda, tive a felicidade de conhecer Rodhen, autor de centenas de livros, um grande teólogo que traduziu a Bíblia para o português. Na altura do campeonato, ainda jovem, resolvi entrar para um cargo público e no meu primeiro dia de ida ao novo trampo, tive uma forte sensação que Deus tinha dado a minha vez, e com aquela nascente e arrogante felicidade, inconcebível para um Rex quase que sarnento, ao subir e entrar no ônibus, deparo que no banco de trás tinha um anjo, uma linda jovem que me encantei de imediato, minha calda canina, naturalmente e instintivamente começou a abanar descontroladamente, parecia que, como um ente, já a conhecia desde que nasci e pensei comigo; Puta merda! Deus existe Ah! Ah! Ahhhh; me agraciou mesmo, tive uma certeza que o meu primeiro pensamento foi: Ah é com essa mulher que vou me casar, obrigado Senhor! Fiquei babão com ela e fitava-a que nem cachorro em volta de mesa do almoço e me liguei no horário e tudo para sacar a rotina dela.
Percebi que no segundo dia ela também se interessou e acabamos nos conhecendo, onde apresentado para os pais e com os seus consentimentos, passamos a namorar (homem não precisa namorar, já casa direto), após um ano e pouco, pedi-a em casamento e ela ficou feliz, (parecia um poodle saltitante) e entendi definitivamente que aquilo era obra do Sopro Divino do Espírito Santo, me sentia no fundo da alma o filho mais agraciado do universo, apesar de ser um simples Rex. Aquelas noites eram, a "mó" gratidão em Deus, eu heim, um simples Rexinho em bairro de classe média seria a maior graça concedida. Eu o Rex, a anja e Deus numa só alegria.
Ai tava bom de mais quanto começou um fenômeno terrificante, demoníaco mesmo, ela apesar de me ligar e querer ficar comigo, sempre me fitava com olhar agressivo, além de me agredir direto, por que o Rex isso, o Rex aquilo, algo incompreensível para um simples Rex como eu.
Ficava com medo quando ela pegava uma faca para cortar um queijo, achava pelo olhar dela que tinha a intenção de me matar e ficava procurando por perto se tinha alguma agulha, gilete ou coisa assim que ela pudesse me espetar nos olhos numa hora de distração, enquanto a olhava perdidamente apaixonado. Era um terror sem tamanho, parecia um personagem do filme Pânico. A mãe e o pai dela gostavam bastante de mim, muito mesmo, entendiam a minha sinceridade, mas o restante da comunidade deles, com raras exceções, me olhavam como o verdadeiro filho canino do cruz-credo. Final da estória; passei a compreender a situação dramática e ridícula em que me encontrava e ainda, quando ela ao me dar o fora, falou-me no dia seguinte no ônibus, com a mesma raiva nos olhos que o Rex ia sofrer o resto da vida, sem piedade; que a mão de Deus isso e aquilo; que o maldito Rex, não sei o que (a anja achou que o demônio coitado estava me usando para enganá-la). Resolvi tentar falar com o pastor que sem qualquer explicação aparente, passou a me ofender moralmente com os perjúrios mais inenarráveis possíveis que mesmo eu sendo um pobre e desesperado Rex naquela altura, nunca pensei em passar.
Conclusão: realmente não existe Deus, pois amando igualmente seus filhos mesmo sendo eu, um Rex, Ele não entregaria a mulher que você mais amou na vida, para outra pessoa. A maldição dela pegou mesmo.
Sandra Mamede em sexta, 01/08/08 00:02
Sensacional, gostei demais.
Regis Olivetti em quarta, 30/07/08 15:01
O que a bíblia Almeida diz sobre o jugo desigual, ocorreu há 2000 anos atrás e se referia aos Egípcios, Filisteus, Gregos e outros povos poligâmicos e politeístas que estavam no seio da sociedade Judaica, visto que após a vinda de Cristo até hoje, o mundo se tornou monogâmico e aceita a um único Deus, inclusive para os Islâmicos que em algumas situações poderá desposar mais que uma mulher, de modo geral, aqui no Brasil, todos cremos em um mesmo Deus (conforme a compaixão de cada coração), que nos legou seu filho Jesus e derramou o Espírito Santo e ainda, somos monogâmicos, portanto, não há mesmo jugo desigual (aqui mora uma ignorância temporal muito grande) entre cristãos em geral. O que há sim são denominações diferentes no mesmo Cristo crucificado, inclusive Bíblia que são muito similares. O que ocorre é uma interpretação rígida do texto, mas, a fé e o amor não se dá pela razão dos textos e sim pela grandeza do coração, cujos dos crentes de modo geral são muito duros e estão criando um conflito espiritual entre o próprio povo de Deus. Os crentes se darão mal nisso, pois será severamente cobrado de cada crente lançar ou largar o par descrente para que blasfeme contra Deus, mesmo que seja um namorado abençoado pelo Espírito Santo na questão do amor cincero. Amém.
Leandro Anselmo em terça, 15/07/08 12:15
Religião não salva ninguem.... Deus salva....
O batismo é algo importante... sim!
Mas se vc for sincero com Deus, sentir a necessidade de mudança,
não existe essa de poder se batizar somente uma vez... me desculpe.... não existe....
Se vc tem vontade, não se sente bem e sente necessidade de mudança, se é verdadeiro...
Deus não ve o batismo de religião X ou Y como a certa, errada ou única... e também não vai lhe castigar pela mudança ou escolha....
Nós somos guiados por Deus... que decidimos o que queremos em nossas vidas, não nossos pais, padres ou pastores...
a religião é uma doutrina em que cada um se adapta melhor, mas o Deus é único...
Nós humanos que não respeitamos a religião de fulano ou ciclano dizendo que uma é verdadeira e outra não...
A fé esta em cada um de nós.... duas pessoas que se amam podem ser de diferentes religiões....
Deus liberta e quer o nosso bem... se há respeito... se há amor...
Deus é unico... e através do amor tudo é suportado...
Nao podemos crititicar e olhar apenas para nós mesmos... existem tantos outros obstaculos a serem vencidos na vida...
O amor é universal e muitas vezes Deus coloca uma pessoa com crença diferente para saber se somos capazes de amar sem preconceito.
Jesus em nenhum momento faz nenhuma distinção entre as pessoas, pelo contrário ele trata todos iguais
e eu não acredito que ele queira que católico case somente com católico e evangélico só com evangélico.
Deus não é preconceituoso... ou é? creio que o mesmo Deus que acredito é mesmo que o seu...
Todas as pessoas que estão namorando pessoas de religiões diferentes devem perguntar a Deus se essa pessoa é a pessoa certa para ela.
Não deve perguntar ao padre e nem ao pastor porque eles já tem um ponto de vista que namorados devem ser da mesma crença,
não pergunte o seu pai, ou a sua mãe porque esses também já tem uma opnião definida,
busque a resposta com Deus porque esse sim é imparcial e irá olhar as coisas como elas realmente são.
Pensem e reflitam..
Posso não dizer a verdade, mas não estou mentindo...
A única coisa que busco é sentir a presença de Deus em meu coração!
A religião não é Cristo, não irá me salvar... só me guiará para que eu
possa me aproximar mais de Deus...
Mariana em quarta, 21/05/08 20:17
Ola a todos. Ja ha algum tempo que nao escrevia aqui. Infelizmente ao longo deste tempo tenho vivido coisas que nem acreditava que poderiam existir se nao tivesse visto. Todos os amigos que tinha evangelicos, quando eu lhes contava que a minha relaçao nao tinha dado certo me respondiam 'e qual era a duvida? mais tarde ou mais cedo ia acontecer, duas pessoas de igrejas diferentes nao podem ficar juntas, esta na biblia'. Tive inclusive um conhecido que me disse que se eu nao tinha visto a luz ainda, entao o meu ex namorado tinha feito muito bem em terminar a relaçao, porque eu nao via Deus. So porque sou catolica. E eles que conhecem tao bem a biblia se calhar esqueceram-se da passagem onde diz que o Amor suporta tudo! Deus é único! É altura das pessoas deixarem de olhar so para o seu umbigo e se tornarem ecumenicas!
rafael em segunda, 21/04/08 03:07
Acredito que pesa muito para crentes, pelo menos para moças, o aspecto 'ser de boa familia" e p"para casar". Aqui nao ha dificuldade em sermos catolicos e elas crentes; ganhamos e moramos trazoavelmente bem e elas querem casar. O problema é nos prender demais pra gente nao fugir e conhecer outras. E mal nos conheceram, ja falaram em casar. Marcam cada mes de namoro na folhinha.
Luiz em quinta, 17/04/08 22:41
Depois de tantos depoimentos, acho que fica cada vez mais complicado entender como os evangélicos teimam em colocar
tantos obstáculos quando se trata de relacionamento amoroso com pessoas de outra religião,
parece que somos inimigos eternos, será que essa discussão não vai acabar nunca? Toda religião tem os seus princípios e todos devem ser respeitados, as pessoas sofrem por relacionamentos que as vezes nem chegaram a acontecer por diferencas religiosas, sou católico
e estou nessa situacão que parece não ter solucão, então...
o que fazer? Gostaria de ter essa resposta, comeco a achar que o melhor mesmo é cada um ficar do seu lado.
Milena em quinta, 17/04/08 10:49
Não pense Andreia, que vc tem mais Deus porque vc é da igreja evangélica e ele só acredita em Deus......
Mesmo não indo a igreja vc pode ter boas atitudes......
Mesmo assim, parabéns por vocês terem casado.
ANDREIA em quarta, 16/04/08 17:52
Bem eu sou testemunha de que em um relacionamento o certo seria os dois ser da mesma religião, pois atrapalha sim e as idéias são totalmente diferentes. Eu e meu esposo não somos da mesma religião. Eu sou evangélica e ele apenas acredita em Deus mas não segue nenhuma religião. Eu o conheci quando me desviei e continuei com ele. Quando voltei para Jesus há 01 ano atrás, comecei a me sentir numa situação errada porque estavamos morando juntos e de acordo com a Bíblia isso não pode acontecer. Então, após muitas conversas e orações, Deus me deu vitória e nos casamos no sábado 12/04 para glória do Senhor Jesus!
Então, se isso acontecer contigo, o melhor mesmo é orar para Deus te mostrar o que é certo e então tomar a decisão que Ele está te dando porque a vitória é certa!
Michelle em terça, 15/04/08 23:56
Olá Fernanda,
Eu sou católica, namorei dois anos, então o meu namorado virou evangélico e terminou comigo.
Em regra, os evangélicos é que terminam por causa da religião, os católicos normalmente não terminam. Eu não tive opção de acabar, eu tive que aceitar a separação e estou sofrendo muito, mas o seu caso pode ser diferente, a escolha é sua.
Tente ir levando aos poucos ele para sua igreja, quem sabe ele não virá evangélico, mas mesmo que ele não vire, as vezes ele pode mudar um pouco, pode por exemplo parar de beber.
Ore e peça a Deus para te mostrar se ele é a pessoa certa.
Vc tem direito em perder a virgindade só depois do casamento digo isso claramente para ele.
Faça as coisas sem pressa.
Estou torcendo por você!!!
LUIZ em domingo, 13/04/08 21:13
Fernanda, eu já pedi pra namorar com ela, gosto dela de verdade e ela tambem gosta de mim só que por enquanto estamos só na amizade, fui na igreja dela algumas vezes, não tenho intensão de me tornar evangélico não que eu tenha alguma coisa contra, muito pelo contrário, e ela tambem nunca me cobrou isso. Te confesso que é uma situaçao bem diferente, ela
quer muito namorar comigo mas tem receio, a gente já se conhece a mais de um ano e estamos nessa situação a dois meses, por isso que eu falei anteriormente que as coisas tem que acontecer naturalmente, sem cobrancas, eu aceito ela do jeito que ela é, independente de religião, e acho que é assim que as coisas devem ser, tenho confianca que tudo vai dar certo e o namoro vai acontecer mais cedo ou mais tarde, quanto aos desejos da carne sinceramente não sei o que te responder agora,
talvez com muito diálogo, equilíbrio e compreensão de ambos, se o namoro acontecer...
bom, aí vou poder te responder
com mais certeza, tá bom?
Fernanda, legal você ter entrado em contato. E voce? Já se decidiu, gosta dele de verdade?
Um abraço, me escreva quando quiser.
fernanda em sábado, 12/04/08 22:50
Luis,
sua historia realmente é muito parecida mas como vcs estao atualmente ficando ou so na amizade? vc ja perguntou literalmente se ela quer ser sua namorada? se vc ja perguntou o que ela respondeu ??? abraço aguardo resposta
LUIZ em sexta, 11/04/08 10:37
Oi Fernanda, o que eu posso te dizer é que a religião não deveria ser obstáculo para o amor, estou vivendo uma situacão semelhante a tua, só que
no meu caso eu sou o católico, gosto de uma pessoa que é evangélica e ela tambem gosta de mim, mas não estamos namorando por sermos de religiões diferentes. A vida sempre surpreende com situações que ficamos sem saber como agir, se Deus colocou no seu caminho uma pessoa de outra religião porque não tentar?
Se vocês realmente se gostam e se respeitam sigam em frente, se
ele realmente gosta de você saberá aceitar seus princípios, deixe as coisas acontecerem naturalmente, sem cobrancas de ambas as partes, é assim que eu
estou fazendo e sem perceber a gente tem se aproximado cada vez mais. Acredite em Deus e no amor tambem...
fernanda em quarta, 09/04/08 01:59
Colegas !
preciso de uma opiniao! sou evangelica e faço parte da obra da igreja conheci um rapaz há 1 mes atras onde logo ja me pediu pra namorar serio, mas ele é catolico praticante embora bebe e gosta de curtir um pouco as baladas, sabe tem pouco tempo mas ele tem mostrado muito carinho e respeito, mas desde que conheci que nao sei se to feliz por medo de gostar por este motivo, pois sei que ao passar do tempo ele pode querer algo mais profundo como se render ao desejo da carne... como sera que pode dar certo se nos evangélicos temos principios de sexo so depois do casamento? será que um catolico entenderia isso???...... amigos fiquem a vontade pra expor suas opinioes e que DEUS te de a direção nas respostas!! abraço
Luiz em quinta, 03/04/08 16:53
É isso aí Sandra, você disse tudo,
Deus é um só, se as duas pessoas são livres e se gostam é o que importa. ¨O amor sempre em primeiro lugar¨.
Sandra em sexta, 21/03/08 22:57
Olá,boa noite!
Tambem vivo este conflito,eu amo muito um rapaz que é evangélico e que não abre mão do seu Deus,como se o Deus fosse outro,ele não aceita e acabou de negar meu pedido de casamento,o problema maior que eu acredito que ha entre as religioes é que os evangelicos sao muitos fanaticos e acreditam que so a religiao deles é que salva.Eu acredito que Deus é unico e que vale mais o respeito e o amor que sentimos uns pelos outros,assim disse:Ameis uns aos outros como eu vos amei...
Pkena* em quinta, 20/03/08 02:22
Bom, eu também sofro nesse sentido,sou evangélica e meu namorado é católico.
Minha família, é contra nosso namoro, já a dele é a favor, mas meus pais,amigos que são da minha religião, eles aceitam porque sabem que nao valerá a pena falar alguma coisa, isso só causará discussão e dor.
Eu amo ele mais do que tudo,gostaria sim que ele fosse para minha igreja, do mesmo modo que gosto da dele,uma vez fui,porém nao fiquei para ver a missa,mas me deu vontade.
Nasci nessa religião porisso tenho medo,nunca entrei em nenhuma outra igreja sem ser essa...
Eu o amo, amo amo amooooooo..
Daiane em sábado, 15/03/08 19:16
Eu sou evangélica e to namorando um menino que é católico...E a gente se ama demais mesmo...eu nao ligo q ele seje católico e nem ele liga por eu ser evangélica porque o nosso amor é maior que qualquer circustancia...
Mas o único problema é o meu pai...ele nao aceita o nosso namoro de jeito nenhum pq pra ele o meu namorado ter que ir pra nossa igreja caso contrario ele jamais vai aceitar que a gente fika junto...e isso tem sido muito dificil mesmo....
Mas espero que um dia meu pai posso ver que nao é só a religiao que importa mas sim o amor que sentimos um pelo outro...
Luiz em sábado, 08/03/08 17:56
Sou católico e tenho uma amiga que trabalha comigo que é evangélica, só que essa amizade acabou se transformando, e com o passar do tempo descobri que gostava dela pra valer, então resolvi me abrir e disse pra ela tudo o que eu sentia, e para minha surpresa ela me falou que tambem sentia a mesma coisa e só não me falou nada pelo fato de sermos de religiões diferentes.
Já fui três vezes na igreja dela,
mas não vou deixar de ser católico, respeito a opção religiosa de cada um mas infelizmente não é assim que os evangélicos pensam, parece que Deus só existe para eles, acho que a religião existe para unir as pessoas, independente da opção.
Quanto a mim , continuo tentando, Deus não faz nada por acaso, se Ele nos colocou frente a frente tenho que acreditar que pode dar certo sim, quem já passou por isso ou ainda está passando sabe que não é fácil.
Joyce em sábado, 08/03/08 12:54
É muito duro, saber que a pessoa não te quer mais só por causa de religião.
É difícil saber que vc fez tudo e a pessoa não te quis simplesmente pq vcs não são da mesma religião.
Não é possível que Deus seja preconceituoso.
Mariana em quarta, 05/03/08 18:23
Ana: é por haver pessoas que pensam como tu, que ha tantos conflitos entre evangelicos e catolicos. Se os evangelicos fossem tao cristaos como nos, catolicos (sim, porque ser cristao é aceitar e amar o proximo), de certeza que poderiamos fazer muita coisa juntos e melhorar muito este mundo. Tenho mesmo pena de voces serem tao fechados e tao crueis na maneira como se referem a nos. Espero que Deus te ilumine e te aceite, coisa que tu nao fazes com os outros!
Mariana em quarta, 05/03/08 18:19
Desculpa Paola, nao venho aqui faz tempo. O meu email é nalavila@hotmail.com! adicioname!
rOBERTA em terça, 04/03/08 20:12
Ana, eu concordo que muitas pessoas bebam, agora vc acha que todo católico enche a cara??
Eu conheço evangélicos que bebem.
Para de achar que o católico não presta.......
Talvez um dia quando vc precise um católico de ajude.
Deus nos ensinou a amar todas as pessoas.
rOBERTA em terça, 04/03/08 20:10
continuação
Dar sim para ser feliz com religiões diferente, o problema é que as pessoas ficam pedindo opnião de pastores, de todo mundo da igreja...ai não dá certo.
os católicos devem aprender muito com os evangélicos, mas os evangélicos tb devem aprender com os católicos a amarem o próximo e pararem de achar que só eles são cristãos.....
rOBERTA em terça, 04/03/08 20:07
Eu não concordo com certas opniões dos evangélicos.
Eu era católica até os 20 anos, depois virei evangélica e hoje sou cristã.
Quando eu era católica eu não ficava indo para farra, para alguns evangélicos os católicos só tem defeitos.
Os católicos tem defeitos, mas tem qualidades. Os evangélicos chamam os católicos de mundanos, mas eles tem sempre o carro mais caro, o celular mais moderno, adoram o mundo.
Deixei de ser evangélica por causa dessas coisas. O pastor manda em vc, fica falando para vc não namorar um julgo desigal.
O pastor não é Deus.
Eu acho engraçado que o evangélico só se apega nessa parte do julgo desigual e esque ce da parte do hino do amor.
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor".
Porque o evangélico só bate na tecla do julgo desigual????
Ás vezes eu vejo depoimentos de casais com religião diferente que se dão bem, mas quando pedem opnião de pastor é sempre a mesma coisa: julgo desigual..
Pelo amor de Deus a bíblia tem um milhão de coisas será que as igrejas só focam em uma??
Eu vou ao culto pq acho melhor que a missa, mas leio a bíblia e tenho minha opnião, já fui muito pelo que a igreja evangélica dizia hoje vou pela bíblia.
Outra diferença é que na igreja católica vc não aprende a diminuir quem não é da sua religião.
nanda em quarta, 20/02/08 22:11
Estou passando por uma situação idêntica que a de vcs, e não aconselho ninguém casar com pessoas de religiões diferentes. Os conflitos surgirãol e o amor acabará, gerando uma situação muito constrangedora para ambos, principalmente se nesta relação envolver filhos.
Nunca ache que o amor supera tudo, nem sempre depende das pessoas que estão envolvidas. E com certeza outras pessoas aparecerão em suas vidas.
Ana em quarta, 20/02/08 13:29
gRAÇAS Á dEUS MEU NAMORADO ERA CATOLICO, E FAZ UNS 2 MESES QUE ELE SE CONVERTEU NA IGREJA BATISTA. eSTOU MUITO FELIZ.
AXO DIFICIL HAVER ACORDO ENTRE UM CASAL, ONDE UM SIGA A RELIGIÃO EVANGÉLICA E O OUTRO CATÓLICO.
UM VAI QUERER IR PRA FESTAS, E OUTRO NAO VAI. RESULTADO: DISCURSSÕES, CIÚMES, INTRIGAS, BOATOS E ETC...
O JULGO DESIGUAL ESTÁ AÍ. O CERTO EH SEREM DA MESMA FÉ E ORDEM. A RELIGIÃO DO CASAL DEVE SER ALGO QUE CONCILIE O RELACIONAMENTO DELES. E NO CASAMENTO? COMO FICA? ENQUANTO A MULHER DEVERIA ESTAR NA IGREJA, VAI ESTAR PREPARANDO TIRA-GOSTO PRA O MARIDO BEBER. Á NOITE ELE JÁ BÊBADO TRANCA AS PORTAS E NAO DEIXA NINGUEM SAIR PRA IGREJA. RESULTADO: CONJUGE IMPEDINDO A COMUNHÃO DO PARCEIRO COM DEUS E A IGREJA. E OS FILHOS? A QUE RELIGIÃO VÃO EDUCÁ-LOS??
FALO ISSO PQ CONHEÇO UMA FAMILIA QUE TEM ESSE PROBLEMA E EH UM APERREIO ENTRE ELES. FILHA ADOLESCENTE REBELDE SEGUINDO O CAMINHO DO PAI, ENQUANDO A MAIS VELHA VAI Á IGREJA.
Paola em terça, 12/02/08 20:50
mariana, será que vc poderia me dar o seu e-mail para nós conversarmos....
Estou tão triste
Mariana em terça, 12/02/08 15:30
Paola realmente a tua situaçao nao e facil. Le os posts abaixo. Ha mais gente que colocou as mesmas questoes que tu e ja foram respondidas. So posso repetir o que ja disse antes (e peço desculpa a quem ja leu os meus posts anteriores por estar a repetirme): o meu namorado tambem era evangelico e acabou por nao resultar porque, tal como tu eu ia e abdicava e ele nada. Nao era capaz de me aceitar e eu falei com ele e terminei a relaçao. Mas antes disso, tive varias conversas e ele sempre foi teimoso e casmurro. Tenta falar com ele, expor a tua situçao, questionalo em relaçao ao que ele sente por ti.
Paola em domingo, 10/02/08 20:15
POr favor, me ajudem.
Meu namorado virou evangélico e cada vez ele quer ir mais a igreja, eu vou ás vezes com ele, mas depois que ele decidiu virar evangélico ele já terminou comigo duas vezes. O quê eu falo para ele??? Ele diz que me ama e eu também o amo, só que isso está sendo um problema, eu tenho aberto mão de tudo, mas ele não cede em nada.
Antes de se tornar evangélico ele nunca tinha terminado comigo, nós já estavamos namorando há 2 anos. Depois que ele virou evangélico há 6 meses ele já terminou 3 vezes.
A Bíblia diz que o amor é tudo.
Estou tão triste........
Ariane em sexta, 08/02/08 19:09
" BOM EU ACHO SE VC AMA...NÃO IMPORTA Q TIPO DE RELEGIÃO Q VC OU SEU NAMORADO TEM.....E SIM O AMOR DE VCS...
Mariana em quinta, 07/02/08 12:11
A Bilbia diz tambem que o Amor tudo supera. Portanto, se relamente se amam, respeitem-se e sejam felizes, nao gastem o vosso tempo e a vossa sanidade em discussoes que so vao levar a raiva e tristeza e sofrimento.
Ceriane em quarta, 06/02/08 22:25
A própria Bíblia diz em II Coríntios 6:14 está escrito para não atarmos sobre nós um jugo desigual, isto é, não nos relacionarmos com alguém q professa outra fé.
Uma pessoa escreveu isso.
Agora me respondam:
Se católicos e evangélicos acreditam em Jesus, onde está julgo desigual???
Será mesmo que Jesus vai condenar você pq você é católico e casou com um evangélico ou vice - versa?????????
Tenham bom senso....
Juju em quarta, 06/02/08 22:15
Cintia,
Vou escrever mais ou menos a mesma coisa que escrevi para o Alan.
Religião é invenção humana, portanto tem regras humanas.
Jesus e Deus são maiores que igrejas.
Igreja é uma opção, não é o único caminho, você pode orar sozinho e ter boas ações.
Você pode receber Jesus na igreja evangélica através do batismo, na católica através da crisma ou em casa dizendo que aceita Jesus na sua vida.
Solução: O amor é universal.
Vocês podem ir na igreja um do outro de vez em quando, podem orar juntos e lerem a Bíblia juntos.
Respeitem um ao outro religião é opção não é obrigação.
Façam programas separados e juntos.
Peça as respostas a Deus. Ele é justo.
Se vcs dois estão sofrendo voltem logo, agora entrem em um acordo antes de voltarem.
Juju em quarta, 06/02/08 22:06
TEnho dois recados um para o Alan e o outro para a Renata.
Alan - A Renata tem o direito de escolher a religião que ela quiser e você também tem.
Renata: O evangelismo foi a sua opção, mas não pense que é a única certa. A pessoa pode ir a igreja ou orar em casa, Deus e Jusus Cristo está acima das religiões.Quem criou as religiões foi os homens.
Solução:
1-Vocês podem ir na religião um do outro pelo menos uma vez por mês, ninguém vai morrer se vê uma missa ou um culto ás vezes.
2-Se um dos dois está indo muito a igreja, procure ir menos. Vá uma vez ou duas por semana. O resto dos dias rezem ou orem juntos em casa.
3-Vão passear em algum lugar, a vida não é só religião não. Deus é a vida. Vão assistir a um filme, façam um piquinique, qualquer coisa.
4-Leiam a Bíblia e entendam. As religiões seguem regras Bíblicas e humanas. Algumas coisas na Bíblia são taxativas outras são interpretativas. Vocês acham que com tanto preconceito entre as religiões Jesus seria católico ou evangélico? Claro que não ele não seria nada!!!!! Pq Jesus não tem preconceito!!!
Parem de brigar vocês dois!!!!
Mariana em quarta, 30/01/08 17:59
Cara Cinthia, apenas lhe posso dizer que leia o comentario que escrevi tambem para o Allan. O respeito é a base de tudo e, tal como tambem ja disse, Deus é amor e se o seu namorado realmente cre em Deus, entao ele tem de ama.la tal como voce é. Tem de faze-lo entender que o respeito e essencial e que ele precisa decidir quais as suas prioridades.
Mariana em quarta, 30/01/08 17:55
Allan, compreendo o que quer dizer. Eu tambem sou catolica passei pelo mesmo (felizmente nao no casamento) e de facto a relaçao acabou por nao resultar. Mas o importante aqui, e isto serve tambem para a sua esposa, é o respeito mutuo. Eu respeitava o meu namorado evangelico, ia à igreja dele quando me convidava e nao tinha problemas nenhuns porque eu o RESPEITAVA. ja o oposto nao acontecia. Ele apenas me dizia todos os dias que eu iria para o Inferno e que estava errada e tinha obrigatoriamente de me converter, ou seja, do lado dele NAO havia respeito. E uma das bases de uma relaçao (na minha opiniao uma das mais importantes) é precisamente o respeito mutuo. A partir do momento em que uma das partes nao respeita a outra, ha uma falha que tem de ser corrigida. Nenhum de voces se deve converter so por causa do outro. A sua esposa é evangelica e deve respeita-lo enquanto catolico e voce é catolico e deve respeitar a sua esposa como evangelica. Nao conversem/discutam sobre isso no sentido de definir quem esta certo e errado mas aproveitem essa diferença para aprender um sobre o outro. Podem ter conversas fantasticas sendo os dois diferentes, explorando os dois lados apenas no sentido de conhecer melhor. Mas respeitem-se sempre porque foi isso que faltou no meu relacionamento (na parte do meu ex namorado). Se ele me tivesse respeitado concerteza estariamos juntos muito mais tempo.
O problema tambem e que, e nao estou a ofender ninguem, estou so a constatar algo de acordo com as pessoas que tenho conhecido, nos, catolicos (pelo menos aqui em Portugal) somos educados na fe de uma maneira muito mais aberta e ecumenica. Conseguimos relacionarnos com evangelicos com entusiasmo e nao com a agressividade de querer convertelos.
Cinthia em quinta, 24/01/08 15:32
oi!
Fazem quatro dias que meu namorado e eu terminamos. Nosso namoro durou 3 anos e 3 meses. Faz mais ou menos 1 ano que ele voltou para a igreja, ele é evangelico e eu sou católica. Infelizmente nós não conseguimos lidar com isso, ele quer mto que eu me converta, mas eu não acho certo que tenha que mudar meu jeito e mhas crenças por isso. Mas eu tô sofrendo mto e ele tbm, afinal a gente se ama demais... Tô pedindo mto pra que Deus nos ajude, nos mostre o caminho certo... O QUE DEVO FAZER?? Alguem pode me dar um luz? Obrigada
Renata em quarta, 23/01/08 19:23
Bom, sou a esposa do Allan, que colocou este depoimento ai embaixo.
Vamos aos fatos: primeiramente, não foi exigido nada que nos casássemos na igreja católica. Ate onde eu sei, foi em comum acordo, eu aceitaria casar na católica desde que todos os louvores tocados, fossem evangélicos (ate pq na Igreja q freqüento haveria outro casamento no mesmo dia). E assim ocorreu.
Agora, falando sobre respeito, eu penso que ele tem q ser dado de ambas as partes. Realmente é complicado viver com uma pessoa de religião diferente, sabíamos que viria esse desafio quando chegasse o casamento. Eu aceitei Jesus sim, na Batista. Jesus tocou meu coração, como eu nunca havia sentido em nenhuma outra Igreja. Glória a Deus, hj sou convertida sim, com minha família. E quem fez isso, foi Deus. Fiquei decepcionada quando li ai embaixo as palavras “lavagem cerebral”, pois nosso Amado Deus não faz lavagem cerebral, ele transforma corações, almas. E isso aconteceu comigo. Uma pena ter pessoas q ainda não entendam isso, e saber q uma delas mora em meu lar.
Bem, lembro-me perfeitamente, de que quando eu freqüentava a igreja católica, ia com sentimento de obrigação, e não de louvação. Lembro-me também, que quando eu freqüentava a católica, meu ate então namorado/ noivo, vez ou outra arrumava desculpa para não ir. Uma hora era o cansaço do trabalho, outra hora era pelo jogo de futebol na tv.... quase que nunca nem lembrava de “rezar”. E foi justamente pelo fato de eu ter ficado mais perto de Deus, ter tomado uma disciplina maravilhosa com minha fé, que logo logo meu esposo tratou de mudar de atitude. Começou a ir a igreja todo domingo de sua folga, começou a “rezar” todos os dias, a ler a Bíblia de vez em quando... e isso nunca foi reconhecido por ele, mas indiretamente ele acabou mudando. Não sei se pelo despertar de sua esposa com Deus, ou para formar sei la, um conflito espiritual comigo. Mas que mudou logo depois q eu mudei, isso foi visível para todos. A mesma imaturidade q ele diz sentir de mim, eu sinto da parte dele, pois muito mais fácil do que escrever um depoimento sobre os conflitos de sua vida, é pegar a Palavra de Deus junto de mim, e lê-la, interpretá-la como Deus quer. Tenho certeza de que la estarão todas as respostas para suas dúvidas, mas isso ele não o faz. Imaturidade, é tentar não entender o motivo pelo qual mudei. Será que Renata estava feliz quando freqüentava a Igreja Católica?? Será que Renata está errada em sentir o Poder de Deus onde ela está agora?? Será que Renata tem falado e agido mais nos preceitos do Senhor agora do que antes por nada?? Imaturidade é a falta de um bom dialogo, de colocar Jesus como parte do relacionamento (o cordao de 3 dobras não se arrebenta facilmente). E isso não vem de mim, ou só de mim... Respeitar é muito mais do que o Allan acha que está fazendo...
Allan em domingo, 20/01/08 22:33
Eu namorei e noivei durante 6 anos, faltando um ano para nos casar, minha noiva na ocasião e toda sua família exceto o pai que não é praticante, trocaram de religião e deixaram de ser católicos, para mim foi um choque a principio não aceitei fui contra não por preconceito mas por achar que nosso relacionamento não daria certo, como eu a amo , revi meus conceitos e cheguei a conclusão que não seria Deus que iria nos separar e que dependia somente de nos dois para que nosso relacionamento desse certo, passado esse um ano nos casamos na igreja católica a principio ela não queria mas entendeu de certa forma que ela tinha mudado e não eu portando exigi que se cumprisse aquilo que sempre tive em mente casar em minha religião, porém após isso temos tido muitas brigas por causa de nossas diferenças religiosas o que eu não entendo e já disse isso para ela é como uma pessoa em um dia acredita em uma coisa e no dia seguinte é como se tivesse acontecido uma lavagem cerebral na pessoa e todo aquilo que ela dizia acreditar se torna algo errado, meu principal problema é que ela tem o apoio da família irmão, mãe e cunhada que também se converteram, tento agir com bom senso respeitando o pensamento deles porem quero ser respeitado também não existe a minima possibilidade de que eu me torne protestante ou seguidor de outra religião que não seja a católica e por essa minha escolha tenho sofrido muito pois não consigo ter com minha esposa uma conversa sem que briguemos queria apenas que ela respeitasse minha fé, gostaria que ela enxergasse que como minha esposa e tendo casado com um pessoa de religião diferente deveria ao minimo me respeitar para que não aconteça atrito nunca, só que não consigo fazer isso, sinto uma imaturidade tremenda por parte dela em relação as nossas diferenças e sinceramente não estou sabendo lidar com isso.
Mariana em quinta, 03/01/08 21:22
Ja agora: nao acho que os catolicos e que estao certos, nao acho que os evangelicos e que estao certos nem acho que os ortodoxos e que estao certos. Ao contrario do que ja li nestes comentarios (que me fizeram mesmo lembrar o meu ex namorado), Deus aceitanos a todos, o importante e acreditarmos nele e aceitarmo-Lo a Ele. E cada um de nos faz isso. Nao acho que ninguem deva mudar de religiao so por causa do namorado. Acho que se o namorado exige tal coisa entao é porque nao te ama verdadeiramente. Porque se te amasse, aceitava verdadeiramente Deus que é amor, e respeitava-te. Graças a Deus que sou ecumenica
Mariana em quarta, 02/01/08 23:13
Eu sou catolica e ja namorei com um rapaz protestante. Jurei para nunca mais. Desde o primeiro dia que achei super interessante o facto de sermos diferentes. Fui à igreja dele, aprendi tudo sobre ele. Mas nao queria deixar a minha igreja. Eu conseguia lidar com a minha igreja e respeita-lo e acompanha-lo ao mesmo tempo, tanto quanto fosse possivel. Mas o contrario ja nao acontecia: acabamos porque ele ficou obcecado. Achava que era obrigatorio a minha conversao a um ponto, que nunca pensei. Nao era so pela familia, ele estava mesmo obcecado. Foi um final horrivel.
Alexandre em terça, 18/12/07 18:00
Sandra, eu sei que a traição é algo muito complicado. Não é traindo ele que vocês vão se entender. Primeiramente busca de Deus se relmente é isso que vc quer. Sandra, busca de Deus a renovação de suas vidas.
Deus tem poder para mudar qualquer tipo de situação em suas vidas. Te desejo toda sorte de benção....
Alexandre em terça, 18/12/07 17:47
LíH, não é assim que vocês vão resolver isso, olha ele não pode te forçar a ir na igreja dele. mais LíH quando o espírito Santo de Deus te tocar vc vai. Se o espírito Santo não te tocar vc não vai. Não é nem por força ou violência que ele deve te levar.
Você só vai acompanhar ele quando Deus te chamar...
A tempo para todas as coisas...
Eclesiastes Capítulo 3.
Juju em quarta, 12/12/07 21:14
Todas as pessoas que estão namorando pessoas de religiões diferentes devem perguntar a Deus se essa pessoa é a pessoa certa para ela. Não deve perguntar ao padre e nem ao pastor porque eles já tem um ponto de vista que namorados devem ser da mesma crença, não pergunte o seu pai, ou a sua mãe porque esses também já tem uma opnião definida, busque a resposta com Deus porque esse sim é imparcial e irá olhar as coisas como elas realmente são. Ore, pergunte, espere uma resposta e tome uma atitude.
Juju em quarta, 12/12/07 21:08
Eu acho que o idela é namorar alguém da mesma religião, mas o amor é universal e muitas vezes Deus coloca uma pessoa com crença diferente para saber se somos capazes de amar sem preconceito.
Jesus em nenhum momento faz nenhuma distinção entre as pessoas, pelo contrário ele trata todos iguais e eu não acredito que ele queira que católico case somente com católico e evangélico só com evangélico.
Monique em quarta, 12/12/07 21:04
EU gostaria de saber como um casal de religiões diferentes pode se casar?
É permitido casar na religião católica e depois na evangélica?
Eu conheço pessoas que casaram na católica e depois na budista.Mas eu não conheço ninguém que casou na católica e depois na evangélica.
Obrigada

