Envie para um amigo
Imprimir matéria- Fonte: A+ A- Normal
- Socialize:


Inserir Comentário
Avaliação: 4.00 (5 votos)
Divisão das Despesas de Casa
Um usuário do Portal enviou uma pergunta interessante e que gera dúvidas em vários casais: como dividir as contas de casa!? Essa é uma questão para a qual não existe uma fórmula ou apenas uma resposta correta. Na verdade, a divisão das despesas da casa e como ela deve acontecer, depende de vários fatores.
Hoje em dia, a maioria das mulheres trabalha fora e recebe um salário. Logo, o papel do homem provedor, que deve ganhar para sustentar a casa, morreu, virou passado. Atualmente, os casais dividem as contas de casa proporcionalmente. Aí vem a pergunta: proporcionalmente a que?
A divisão é feita da seguinte forma: somam-se todos os gastos comuns do casal, ou seja, condomínio, aluguel, luz, empregada, supermercado, TV a cabo etc e divide-se esse valor igualmente por dois. Essa é a maneira mais justa de se fazer a divisão dos custos. Mas e se um ganha mais que o outro? Como fazer?
Bom, nesse caso, o(a) parceiro(a) que ganha mais tem duas opções: guardar a sobra e fazer uma poupança para seu futuro ou do casal ou gastar tudo da maneira que bem entender. É muito importante o alinhamento entre os parceiros sobre as expectativas futuras do dinheiro e ter uma conversa clara a respeito.
Além disso, a pessoa que ganha mais pode pagar jantares fora ou comprar algum item para casa que tenha vontade. Depende da dinâmica de cada casal.
Mas e se um ganha menos do que o necessário para pagar sua metade das contas? Bom, nesse caso o(a) parceiro(a) que ganha mais tem que estar ciente da responsabilidade de arcar um pouco mais com as contas da manutenção da casa. Isso não é errado, muito pelo contrário, afinal não escolhemos nossa cara metade pelo bolso (bom, pelo menos não todo mundo) e não tem problema algum em pagar uma fatia maior das contas.
Nesse caso, o mais importante é que o(a) parceiro(a) que ganha menos não demonstre acomodação com a situação, ou seja, deixe claro para o outro que está atrás de melhores oportunidades e está fazendo todo o necessário para ganhar mais. O sentimento de acomodação pode acabar com um relacionamento, pois não tem como se orgulhar de uma pessoa acomodada.
As contas da casa não devem ser dividas proporcionalmente ao salário. Apenas divididas em dois valores exatamente iguais. Essa é uma dica importante, pois assim nenhum dos dois terá o sentimento de ajudar mais ou menos. A pessoa com salário maior se esforçou para consegui-lo. Não é correto que arque com mais gastos, a não ser que isso tenha sido estipulado entre vocês. No caso de um dos parceiros ter um gasto extra como pagamento de pensão para filhos de um primeiro casamento, a regra deve ser a mesma. Dividir o custo da casa atual por dois e paga sua parte.
Porém, fica aqui o nosso conselho: não importa quanto cada um ganhe, tente sempre dividir as despesas para que jamais, em alguma discussão você tenha que ouvir “sou eu que banco essa casa, e você ainda me diz o que fazer?”, ou qualquer frase parecida.
E lembre-se: viva de acordo com seu poder aquisitivo e guarde sempre uma parte do seu ganho por mês. Isso significa que não vocês não devem buscar um padrão de vida para o que os dois ganham juntos, mas sim um pouco inferior, dessa forma sempre haverá sobra de dinheiro e o futuro de vocês estará um pouco mais garantido!
9 Comentários até o momento
Lica em sábado, 15/11/08 18:21
Cada caso é um caso...Mas o mais imporatante, em minha opinião , é a honestidade e a coerência. O indivíduo que muda de regra quando interessa prejudica muito o companheiro, principalmente dependendo de quando isso ocorre.
Rick Pires em quarta, 13/08/08 18:34
Minha namorada é muito legal com relação a isso... Eu no momento não to trabalhando, mas ela sim... Então as vezes a gente sai, faz compras no cartao dela e no mes seguinte dividimos as despesas...´ela é muito gente boa, uma mulher que entende a minha situação, mas em breve a recompensarei, pois passei num concurso publico e darei o mundo pra ela... Rs,rs...
TAYS em sexta, 18/04/08 15:05
aff
gisele em terça, 25/03/08 10:26
eu achop que a pessoa que tem um pouco mas de condiçoes para pagar um jantar ,trasportes e etc..
nao esta errada e nem a pessoa que esta ao seu lado nao precisa se intimidar com isso.
mas a pessoa que tem condiçoes e fica esperando toda vez que sair ficar esperando o namorado,esposo pagar a conta?!?!esta totalmente errado.
pq afinal a mulher nao depende mas do homem para viver e nem o homem da mulher.
uma boa opiçao tanbem e os dois dividir a conta.
gostei muito da materia parabens
Regiane em sábado, 22/03/08 14:13
adorei a matéria, e fico feliz em saber q eu e meu namorado estamos fazendo tudo corretamente, quase todo fdsemana vamos a um lugar diferente, ai um fdsemana eu pago o transporte e ele paga os extras lá, e no outro fdsemana ele paga o transporte e eu pago extras.
LetíCia em sábado, 22/03/08 13:21
Beiin.
eu concordo com esse texto plenamente.
O marido e a mulher, devem dividir as despesas sim.
Porque essa de que o homem tem que trabalhar para sustentar a casa, pra mim já virou passado!
E se um ganhar mais que o outro, o dinheiro que sobrar pode ate levar para passear e etc...
Porisso eu concordo com essa matéria, é muito boa.
karla em domingo, 09/03/08 22:34
acho que o homem tem que pagar as contas da casa sozinho....agora os meus luxos se ele não tem condições eu mesmo pago...mas não ficaria jamais com um homem que tivesse de dividir despesas. mgvilma@hotmail.com
John em quinta, 07/02/08 10:14
Obrigado pela matéria. Muito esclarecedora. Acho que o principal recado é manter o dialogo aberto e combinar todos os pontos objetivando o consenso entre o casal. Cada caso é um caso, pode até existir uma regra geral, mas sempre haverá excessões que precisam ser avaliadas.
Mariana em quarta, 30/01/08 17:41
Nao concordo muito com a opiniao de que as despesas nao devem ser divididas proporcionalmente ao ganho de cada um. Uma pessoa pode ganhar menos e nao ser por falta de esforço. Ha pessoas que se esforçam mais do que todas as outras e recebem o salario minimo, tal como ha gerentes que nao fazem nada o dia todo e ganham muito bem. Portanto, acho que cada um deve contribuir de acordo com o salario que ganha. Cada um deve contribuir com uma percentagem do seu ordenado combinada para um conta dos dois. E dai, saira entao, o dinheiro para as despesas da casa. Esta e a minha opiniao.

